Diferenças entre Brasil e Irlanda

15 nov

Quando você decide fazer um intercâmbio ou morar de vez na Irlanda, ou em qualquer outro país de mundo, muitas vezes você não se dá conta de quão diferente as coisas são no novo país até você chegar lá.

Confira neste post algumas interessantes diferenças, não apenas culturais, entre o Brasil e a Irlanda.

1. Na Irlanda não existe compra parcelada

Aqui na Irlanda não há compras parceladas, nem em carnê, nem é possível dividir o pagamento no cartão de crédito. Nada disso! Aqui pagamentos só à vista, ou seja, ou você tem dinheiro ou você não compra.

Na minha opnião esse sistema é muito bom,  porque você só compra o que o seu poder aquisitivo pode pagar e aqui todo mundo tem dinheiro suficiente para comprar as coisas do dia-a-dia, como roupas, acessórios, etc, sem precisar ficar parcelando. Se você quiser comprar algo mais caro vai ter que juntar o dinheiro até ter o valor todo do produto.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Comprar eletrônicos e outros ítems na Irlanda só à vista. Foto: Pexels

No Brasil a gente acaba comprando muito mais do que a gente realmente pode e muita gente acaba se individando além da conta no cartão de crédito, não é mesmo?

As únicas coisa que você compra parcelado na Irlanda são móveis (apenas os de qualidade e preço mais alto), carros e imóveis e mesmo assim o processo é mais parecido com o de um financiamento como no Brasil no qual você precisa comprovar renda e  fornecer uma série de documentos.

2. Irlandeses são obcecados por chá

Tomar chá é uma parte inerente da cultura irlandesa. O amor sem precedentes por chá faz da Irlanda o segundo maior consumidor da bebida no mundo, ficando atrás apenas da Turquia.

Os irlandeses bebem chá muitas vezes por dia e em todas as ocasiões (no frio, no calor, nas datas comemorativas, acompanhando o jantar e inclusive no trabalho). Eles tomam seu chá (não é qualquer tipo de chá, é apenas o chá irlandês) com leite e sem açúcar!

barrys-irish-tea

Foto: Shemazing.net

Se você for à casa de uma família irlandesa e te oferecerem chá, aceite! Recusar o chá pode ser visto como uma desfeita.

É comum os irlandeses embalarem seus próprios saquinhos de chá quando vão sair de férias por medo de não serem capazes de encontrar o chá durante a viagem.  

3. Na Irlanda não existe barata

Ou pelo menos não na quantidade que existe no Brasil. O meu marido, que é irlandês, viu uma barata pela primeira vez na vida na primeira viagem dele ao Brasil e eu, em 6 anos morando em Dublin, nunca vi barata na ilha esmeralda.

Barata é um bixo tropical e como na Irlanda o clima é frio, acredito que elas são sobrevivem muito bem por aqui (pode ser que eu esteja totalmente errada nessa questão e que o motivo de não haver baratas por aqui seja outro. Me conta nos comentarios se você souber!).

barata-2

Foto: Pinterest

4. Na Irlanda é proibido consumir bebida nas ruas e em lugares públicos

No Brasil é normal a gente ir até a padaria comprar uma cerveja e sair bebendo. Aqui na Irlanda você simplesmente não pode fazer isso.

O que acontece se você for pego bebendo na rua? Na verdade nada de sério. Você não vai preso nem nada, mas se a Garda (a policia irlandesa) te pegar bebendo na rua eles vão tomar a bebida de você e jogar no lixo, simples assim. Não tem conversa!

A única exceção é o Saint Patrick’s Day. Para quem não sabe, o Saint Patrick’s Day é comemorado no dia 17 de março e celebra o santo padroeiro da Irlanda. Turistas de todas as partes do mundo vem para Dublin para assistir a parada (que parece um carnaval de rua, versão mais pobrinha  modesta). Beber na rua continua proibido nesse dia mas a polícia faz vistas grossas e todo mundo aproveita para beber tudo o que não pode nos outros dias do ano.

Desde agosto de 2003 é ilegal na Irlanda a venda álcool a preços reduzidos por um período limitado durante todo o dia. Em outras palavras, ‘happy hour’ em bares e restaurantes também é proibido.

amigas-bebendo-na-calcada

Em Dublin não pode beber na rua! No verão as pessoas sentam nas calçadas do lado de fora dos pubs mas você não pode se afastar mais do que 100 metros do estabelecimento.

Outra coisa interessante, e diferente do Brasil, em relação à bebidas é que supermercados e lojas de conveniência tem horários específicos para vender bebidas alcoolicas. Esses estabelecimentos só podem vender álcool entre 10:30 da manhã e 22:00  da noite durante a semana, e de 12:30 às 22:00 aos domingos.

Na sexta-feira Santa (Good Friday) e no dia de Natal a venda de àlcool é completamente proibida. A Associação restaurantes da Irlanda (RAI) afirma que essa proibição custa € 25 milhões em receitas perdidas por ano (Fonte: Irish Times), mas a proibição existe desde 1927.

5. Irlandeses jogam papel higiênico na privada

Igual a maioria dos demais países latino-americanos, os banheiros e sistema de esgoto no Brasil não têm infra-estrutura para que o papel higiênico usado sendo dispensado no vaso sanitário. Por esse motivo, nós brasileiros, jogamos o papel no cesto de lixo.

Os europeus, incluíndo os irlandeses, acham estranho e meio nojento o fato dos brasileiros deixarem papel higiênico no cesto por dias e depois terem que manusear o lixo com resquícios de fezes e urina.

É bom saber que o sistema de esgoto da Irlanda é um dos melhores da Europa e por isso jogar o papel no vaso está liberado! Jogar papel no vaso é comprovadamente mais higiênico e dificilmente você terá problemas de entupimento no seu banheiro na Irlanda.

papel-higienico

O problema aqui é que os irlandeses jogam muito mais do que papel higiênico na privada. Uma pesquisa mostrou quais os principais items que os irlandeses descartam no vaso e que eles não deveriam. Tem muita coisa bizarra como fraldas descartáveis, lenços demaquilantes, hastes de algodão, absorventes internos e pontas de cigarro.

6. Irlandeses evitam contato físico

Brasileiro beija e abraça todo mundo, mesmo quem a gente acabou de conhecer. É muito natural para nós brasileiros ter contato físico, mas para os Irlandeses não. Eles não se sentem muito confortáveis com demonstrações públicas de afeto.

Lembro uma vez, não fazia muito tempo que eu havia me mudado para Dublin e eu não sabi dessa questão, que fui visitar um hostel para fazer um post aqui pro blog. A pessoa responsável pelo marketing do hostel era uma mulher irlandesa que me recebeu muito bem e me forneceu todas as informações que eu precisava para escrever meu texto. No final da visita fui me despedir e, como boa brasileira, tentei beijar a mulher. Meu Deus, que mico! Nunca vou esquecer a cara de assustada da moça.

rory-and-niall

Rory McIlroy e Niall Nollan: Irlandeses não tem costume de se abraçar ou cumprimentar com beijo como os brasileiros – Foto: Pinterest

O normal para os irlandeses é cumprimentar as pessoas com um aperto de mão, quando você acaba de conhecê-la, e apenas com um oi mesmo, as pessoas mais próximas. Nem primos ou mesmo irmãos se abraçam ou se beijam muitos. Beijos e abraços são rerservados para ocasiões especiais como aniversários, formaturas, casamentos e para o Natal.

7. Irlandeses não comem pizza com garfo e faca

Eu acredito que isso não seja um hábito apenas de brasileiros, mas irlandeses realmente não usam garfo e faca para comer pizza. Eles comem com a mão mesmo!
Mas vamos combinar que a pizza no Brasil (especialmente em São Paulo) é bem diferente da pizza sem graça da Irlanda. Pizza aqui é apenas molho de tomate, um queijo e um terceiro ingrediente, que pode ser pepperoni, ou frango, ou bacon, ou alguma outra coisa.

Já a pizza brasileira é bem mais recheada, tipo um jantar completo sobre uma massa de pizza. E se a gente tentar comer com a mão caiu tudo e vira uma bagunça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foto: Pexels

8. Irlandeses são pontuais

No Brasil todo mundo acha normal chegar tarde a uma festa, a um encontro e até mesmo a uma reunião de negócios. Inclusive quem está dando a festa ou organizando o encontro sabe que os convidados só vão chegar uma hora ou mais depois do horário marcado.

Já os irlandeses são muito cuidadosos e respeitosos com a questão de horário.  Eles jamais irão marcar um horário com você e te deixar esperando. Eles também ficarão ofendidos e irritados caso você se atrase. Um atraso de 5 minutos é tolerável, mais do que isso é considerado descortês.

homen-checa-hora

Foto: Pexels

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: