Renovando visto com o novo sistema de agendamento do GNIB

26 out

Desde o início do mês de setembro a imigração irlandesa – GNIB (Garda National Immigration Bureau) – está usando um novo sistema de agendamento para solicitação e renovação de vistos.

O novo sistema pretende acabar com as imensas filas do lado de fora do escritório do GNIB.

Antes, para tirar ou renovar o visto era assim:  o GNIB fornecia cerca de 300 senhas por dia  e elas desapareciam rapidamente. Se você quisesse ter uma chance de conseguir uma senha você era forçado a ir para a porta do escritório do GNIB de madrugada.

As pessoas começavam a formar a fila às 3 horas da manhã, sendo que o escritório só abre às 9h. Imagina ficar 6 horas na fila, na rua, no inverno irlandês!

E se você chegasse na fila após as 7h da manhã, suas changes de conseguir um número eram nulas pois a fila já estava dobrando a esquina do Burgh Quay e dando a volta no quarteirão.

filas-no-gnib

Filas na porta do GNIB – Foto: Irish Times

No novo sistema, ao invês de ficar na fila você deve marcar um horário pelo sistema online. Para isso é preciso acessar o site da imigração – https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie/ – preencher um formulário com os seus dados pessoais (nome, telefone, email, data de nascimento, nacionalidade e o tipo de visto que você está requisitando que pode ser: estudo ou trabalho) e escolher uma data e horário disponíveis.

Não adianta nem tentar tirar o seu visto sem ter feito o agendamento, pois eles não irão te atender. 

Como o sistema é relativamente novo, ele ainda precisa de alguns ajustes. Nos primeiros dias o site ficou fora do ar devido ao grande volume de acessos e, no momento só há datas disponíveis para daqui 8 semanas. Ou seja, é bom que você faça o agendamento do seu horário com no mínimo 8 semanas de antecedência para conseguir renovar o visto na data certinha que seu visto expira.

Se você ainda está no Brasil e só vai viajar daqui a 2 meses, já pode fazer o seu agendamento agora.

Minha experiência com o novo sistema

Na segunda-feria, dia 24 de outubro, eu fui ao escritório do GNIB para renovar o meu visto.

Meu visto venceu no dia 02 de outubro e eu fiz meu agendamento com antecedência. Entrei no site e preenchi o formulário no dia 17 de setembro (16 antes do visto expirar), mas a data mais próxima disponível era só para o dia 24 de outubro.

Fique tranquilo pois a imigração está flexível nesse sentido. Eles sabem que as pessoas estão tendo dificuldades para conseguir uma data disponível e não vão pegar no seu pé se você chegar lá com o visto vencido há alguns dias. Só não deixe para marcar o seu horário em cima da hora pois se o seu visto estiver vencido por muito tempo você pode ter dor de cabeça com o GNIB!

O meu horário estava marcado para as 10 horas da manhã e eu cheguei pontualmente no horário. (O GNIB pede para que a gente chegue 10 minutos antes do horário agendado).

Havia uma pequena fila (umas 10 pessoas na minha frente) na recepcão, do lado de dentro do escritório. Você vai ter que passar pela recepção e eles irão verificar se o seu nome está lista das pessoas marcadas para aquele dia. Se não estiver, eles vão mandar você voltar para casa.

Se estiver tudo certo e o seu nome estiver na lista, eles te darão uma senha (foto acima), e você vai ter que esperar até o seu número ser chamado no painel.

Essa parte ainda está bagunçada, pois depois que você pega a senha, ainda tem que esperar muito tempo até chegar a sua vez de ser atendido. Mesmo com horário marcado para às 10h, meu número só foi chamado às 11:39.

Mas já é um grande avanço perto do sistema anterior em que éramos obrigados a enfretar filas quilomêtricas por horas a fio. Agora, pelo menos, você só vai ao escritório no dia e horário marcado.

Quando você for chamado, o processo será o mesmo de antes. Para quem nunca tirou o visto, é o seguinte: você entrega todos os documentos necessários para o atendente (passaporte, comprovante de endereço que pode ser a carta da escola, extrato do banco, seguro saúde, etc.), o atendente vai verificar se está tudo ok e vai tirar uma foto sua para o cartão do GNIB e você vai pagar a taxa de € 300.00.

Se você tiver todos os documentos certinhos, essa etapa é bem rápida. Daí, se for a sua primeira vez indo tirar o visto, você terá que tirar as suas impressões digitais e esperar mais algum tempo até que o seu cartão do GNIB fique pronto.

O meu processo todo (sem ter que tirar impressões digitais porque era renovação) demorou 2 horas e meia. Cheguei às 10h e saí de lá às 12:30. 

escritorio-gnib

Escritório da Imigração em Dublin – Foto: Blog Gringos Brasileiros

Na minha opinião o processo melhorou bastante. Em anos anteriores a gente costumava passar o dia todo no GNIB e tinha que pegar dia de folga ou perder o sábado (o GNIB também abre aos sábados das 10h às 14h) para conseguir tirar o visto.

Teve ano que eu tive que ir duas vezes ficar na fila de manhã bem cedo e só consegui pegar uma senha na terceira vez. Era uma tragédia!

Claro que poderia ser bem melhor e mais eficiente se eles tivessem mais funcionários atendendo o público, mas já é alguma coisa.

E vocês, já foram tirar o visto desde que o sistema mudou? Como foi a sua experiência? Conte pra gente nos comentários.

Abraços e até o próximo post!

3 Respostas to “Renovando visto com o novo sistema de agendamento do GNIB”

  1. Bruno novembro 10, 2016 às 2:13 am #

    Uma pergunta:
    Que documentos você levou para a renovação?
    Pergunto pois em cada lugar recebo informações contraditórias.
    A que tenho é a seguinte:
    PRECISO LEVAR
    – passaporte
    – old GNIB
    – seguro
    – students details letter (new school)
    – exit letter (old school)
    – TIE certificate

    Ñ PRECISO LEVAR PQ A ESCOLA ENVIA ELETRONICAMENTE
    – attendance
    – carta de matrícula

    Procede isso ?

    • Ana Paula Marques novembro 10, 2016 às 7:28 am #

      Oi Bruno, obrigada pela sua mensagem!

      Olha só: se você continuar perguntando para pessoas diferentes vai continuar ouvindo respostas diferentes, pois cada escola trabalha de um jeito.

      O melhor é você verificar na sua escola quais os documentos que eles fornecem para você renovar o visto. Eles lidam com alunos diariamente e tem a obrigação de te passar a informação correta.
      Algumas escola não fornecem carta alguma pois elas mandam os dados dos alunos direto para o GNIB.
      O que vc precisa levar com certeza é o seu passaporte, antigo GNIB, seguro saúde e o cartão do banco para pagar a taxa de 300 euros.

      Espero que minha resposta te ajude.

      Abraços!

  2. Diogo novembro 11, 2016 às 2:45 am #

    O site para tirar o GNIB desde que tento no Brasil está sem data!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: