6 dicas incríveis para arrumar emprego na Irlanda

18 out

O post de hoje é sobre emprego. Faz tempo que eu quero dar algumas dicas para ajudar os meus leitores na hora de procurar trabalho aqui na Irlanda.

Diferente de muitos outros países, é possível para brasileiros trabalhar legalmente na Irlanda. E a maneira mais fácil, sem dúvida, é através do visto de estudo e trabalho.

Algumas pessoas dão sorte e arrumam emprego logo que chegam aqui, mas o normal é conseguir uma colocação só uns 2 ou 3 meses depois que você começa a procurar por um trabalho. Por isso, quanto antes você começar melhor!

Espero que com essas informações vocês consigam arrumar emprego mais rápido.  Boa sorte!

Dica no. 1 – Prepare um bom currículo

Parece óbvio, mas ter um currículo que se destaque é muito importante. Para que o seu CV se sobressaia ele não precisa ser colorido ou cheio de fontes diferentes, muito pelo contrário. O currículo precisa ser claro, objetivo e sem erros de inglês.

Peça para o seu professor ou algum amigo irlandês dar uma revisada no seu CV antes de começar a enviá-los para vagas de emprego.

job-search

Não esqueça de colocar os contatos como endereço, email e telefone (tem gente que esquece, juro!) para que o recrutador consiga entrar em contato caso ele queira marcar uma entrevista com você.

Não é necessário incluir a sua nacionalidade nem sua foto! A pessoa que está recrutando não deveria levar em conta a aparência nem o país de origem do candidato, mas especialistas em RH dizem que foto e nacionalidade no currículo pondem levar o selecionador a tirar conclusões precipitadas a partir de esteriótipos e isso pode custar a vaga.

Dê destaque para a sua experiência profissional. Ter experiência na área em que você está procurando emprego ajuda muito, mas a gente sabe que os empregos que estão disponíveis para quem ainda não domina bem o idioma não são exatamente como os empregos que a gente tinha no Brasil. Então é provável que você não tenha experiência nenhuma para a vaga que você quer se canditatar.

Como resolver isso?

Assim: se você quer se candidatar a uma vaga de aupair mas não tem experiência profissional com crianças, vale a pena colocar no seu currículo que você ajudou a cuidar dos filhos da sua irmã/prima/amiga/visinha para ela trabalhar. Ou se você quer ser ajudante de cozinha mas nunca trabalhou com isso, pode dizer no seu currículo que você costumava a ajudar o seu tio na lanchonete dele nos finais de semana.

Eu conheço uma pessoa que conseguiu um emprego em uma peixaria apenas por gostar de pescar e saber os nomes de alguns peixes em inglês.

girl at the computer.jpg

É sempre melhor não mentir no currículo, pois você pode ser pego na mentira, mas procure pensar em situações do seu dia-a-dia que te ajudariam a conquistar a vaga que você quer. Se você é um apaixonado por café porque não procurar emprego em um coffee shop?

Deixe de lado as experiências profissionais que não são relevantes para a vaga que você está aplicando. Colocar no seu currículo que você trabalhou como jornalista para a Editora Abril não vai te ajudar a conseguir uma vaga de sales assistant. Então pode eliminar ela do seu CV.

Procure ter uma versão do seu currículo para cada tipo diferente de vaga que você quer se candidatar. Você deve adequar seu currículo às necessidades do seu potencial empregador, acrescentando ou retirando o que considere mais apropriado para cada vaga.

Paras finalizar, o ideal é que todas as informações do seu currículo caibam em no máximo duas páginas. Lembre-se que o recrutador recebe centenas de CVs e ele é uma pessoa com muitos outros afazeres. Ele não vai ter tempo, nem paciência de ler um currículo com muitas informações.

Dica no. 2 – Não tenha vergonha de procurar emprego

 Por mais que o seu inglês não seja muito bom, você precisa ser um pouco cara de pau. Não tenha medo de falar errado e mostre que você está realmente interessado.

Quem você acha que tem mais chance de conseguir um emprego? Aquele cara entra num estabelecimento, deixa o currículo e saí correndo ou quem pede pra falar com o gerente, pergunta mais sobre a vaga, se mostra entusiasmado com o emprego?

Tente sempre deixar o seu currículo na mão do gerente. É ele quem toma decisão de contratar. Se você deixar o currículo na mão dele e trocar uma meia dúzia de palavras, suas changes dele lembrar e simpatizar com você são bem maiores do que a do cara que saiu correndo!

Dica no. 3 – Converse com quem já está trabalhando

O jeito mais fácil de arrumar emprego aqui na Irlanda é através de recomendação.

Todos os empregos que eu consegui (de aupair, de floor staff em uma balada, de garçonete em um restaurante italiano e no departamento de marketing da faculdade onde trabalho hoje) nesses 6 anos morando na Irlanda foi através de amigos e conhecidos que me indicaram para vagas.

img_1304

Vaga para vendedores na vitrine da TopShop (Jervis Shopping Centre).

Sendo assim, é muito importante que todo mundo que você conhece saiba que você está procurando trabalho. Converse com seus flatmates, seus colegas de classe, professores e outros funcionários da escola e peça para que eles te avisem se ele virem alguma vaga disponível. Fale também para os seus vizinhos, se você tiver oportunidade de conversar com eles, e também para os colegas irlandeses da academia.

Não precisa ser o(a) cara/mina chato que só sabe pedir emprego, mas lembre-se que em todo lugar tem alguém que já está trabalhando e pode te indicar e sempre tem quem acaba voltando pra casa e precisa ser substituido.

Dica no. 4 – Use site de empregos para procurar vaga

 Existem vários sites de emprego gratuítos na Irlanda e a vantagem desses sites é que você irá encontrar uma grande variedade de anúncios com ofertas de trabalho  em um único lugar.

jobs-ie

Novas vagas são postadas diariamante nas mais diversas áreas como vendas, atendimento ao cliente, industrial hoteleira, administração, logística, construção civil e muito mais

Os sites mais usados pelas empresas para divulgar vagas são estes:

http://www.jobs.ie/
http://www.irishjobs.ie/
http://ie.indeed.com/
http://www.dublinjobs.ie/
http://www.monster.ie/
http://www.jobsireland.ie
https://www.recruitireland.com/
http://http://www.careerjet.ie/
http://jobs.movetodublin.com/  – vagas de emprego disponíveis em Dublin apenas
http://www.creativeireland.com/ – vagas na áreas de Design, multimídia, marketing, fotografia e publicidade

5ª. Dica – Vá para a rua

 A Internet pode ser uma ótima opção para encontrar vagas de emprego sem sair de casa, mas não te oferece a oportunidade de tirar dúvidas sobre a vaga e conversar cara-a-cara com a pessoa que está contratando.

Além disso, muitas lojas, bares, restaurantes, pubs não anunciam vagas de emprego em websites como os que eu citei aqui acima. É muito comum que esse lugares coloquem placas/anúncios em suas vitrines com a descrição da vaga disponível.

DeathtoStock_Wired5.jpg

Então deixa de preguiça e vá bater perna. Você vai se surpreeender com a quantidade de vagas disponíveis em Dublin no momento.

Não esqueça de anotar TODOS os lugares onde você entregou o seu currículo e, de preferência, anote também o nome da pessoa com quem você falou. Porque se alguém te ligar alguns dias depois para marcar entrevista você não vai conseguir lembrar de cabeça de todos os lugares onde passou.

6ª. Dica – Não desista ao ouvir um NÃO

Procurar emprego não é fácil, especialmente em um país estrangeiro e em uma segunda língua. A concorrência é grande e suas changes minguarão se você não tiver auto-confiança.

Como eu falei lá no começo do texto, algumas pessoas, mesmo falar inglês muito bem, dão sorte e conseguem emprego fácil, outras demoram um pouco mais. Você vai, com certeza, ouvir alguns nãos até conseguir o seu emprego. Mas não se martireze pois isso faz parte do jogo.  Só ouvi um sim quem arrisca jogar,então confie no seu taco!

E procure emprego todos os dias até conseguir. Claro que você pode tirar um dia ou dois para descansar, ou se não estiver se sentindo bem, mas não deixe que os dias de descanso sejam mais númerosos que os dias de procurar trabalho.

Pode ter certeza que, depois de alguns dias procurando emprego, você vai passar a ficar menos nervoso ao pedir para falar com o gerente, e com a prática você vai aprender o que funciona e o que não funciona na hora de se candidatar a uma vaga, e tudo vai começar a ficar mais fácil.

Então não esqueça que insistência e persceverança é tudo! Estarei torcendo para que você consigo o seu emprego logo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: