Mudanças na comprovação dos 3 mil Euros para estudantes

1 set

Uma das condições essenciais para que estudantes não-europeus possam estudar e residir temporáriamente na Irlanda é que eles sejam capazes de se manter financeiramente durante o período de estudos, sem precisar de ajuda do governo irlandês.

Esta exigência aplica-se ao pagamento de todas as taxas do curso (cursos precisam ser totalmente pagos antes do aluno viajar à Irlanda) e todas as outras despesas implicáveis (alimentação, moradia, saúde, transporte, etc.)

Por essa razão o governo irlandês exige que alunos não-europeus comprovem que possuem uma quantia de 3 mil Euros, para se “sustentar”durante os primeiros 8 meses (tempo do visto para cursos de inglês) de estudo.

Até hoje, para comprovar essa quantia o estudante tinha que, obrigatóriamente, abrir uma conta em um banco irlandês, depositar os 3 mil Euros e solicitar um extrato bancário. Com o extrato bancário em mãos e os demais documentos (passaporte, carta de matrícula da escola e seguro saúde), o aluno precisava ir até o escritório da imigração adquirir o seu visto de estudo.

A partir de hoje, 1º. de Setembro de 2016, as regras mudam um pouco.

Agora, além de abrir a conta em um banco irlandês, os estudantes tem outras três alternativas para comprovar os 3 mil Euros exigidos pela imigração:

Brazilian Passport

Opção no. 1 – Apresentar extrato bancário de banco estrangeiro (no caso banco brasileiro) com no máximo 1 mês de emissão, com o valor correspondente a 3 mil Euros, juntamente com um extrato passado (o site da imigração não especifíca data), e o cartão de débito dessa conta (no mesmo nome e mesma conta bancária).  A conta bancária precisa estar registrada no nome do estudante (exatamente como no seu passaporte). Não pode ser uma conta no nome da mãe, do pai, do marido ou da esposa, etc.

Opção no. 2 – Prova documental de que o dinheiro é mantido por uma instituição financeira de confiança regulada na Irlanda pelo Banco Central da Irlanda (Pay to Study, por exemplo).

Opção no. 3 –  Cartão pré-pago de crédito ou débito (VTM, por exemplo) em nome do aluno, com uma quantidade equivalente a 3 mil Euros e um extrato do cartão que comprove a quantia.

Segundo o site da imigração irlandesa, os alunos devem certificar-se, no entanto, que a opção seleccionada está disponível para eles. É da responsabilidade do aluno certificar-se de que eles têm o direito de dispor de uma das opções acima.

5

A iniciativa visa facilitar e acelerar o processo de obtenção do visto de estudo para estudante não-europeus.

Agora me digam, o que vocês acham? Essa iniciativa vai facilitar a vida dos estudantes? Deixem sua opinão nos comentários!

Fonte:  http://url.ie/zny6

9 Respostas to “Mudanças na comprovação dos 3 mil Euros para estudantes”

  1. Camila balbinot setembro 4, 2016 às 10:31 am #

    Olá estou cm dúvida pois vou levar meu dinheiro em papel moeda, pode? Ou agora essas novas regras não pode mais??

    • Ana Paula Marques setembro 4, 2016 às 10:45 am #

      Oi Camila, vc pode sim trazer o seu dinheiro em espécie, apesar de não ser a opção mais segura pois vc corre o risco de perder ou até de ser furtada.
      Mas qdo vc vai na imigração tirar o seu visto de estuda vc não vai poder levar em papel morda vc vai ter que usar uma das opções descritas no texto.

      Abraços!

      • Juliana setembro 15, 2016 às 2:23 pm #

        Ana Paula
        Estou com o mesmo problema da Camila.
        Vou levar em espécie e você sabe me dizer se aquele Bank Draft demora para ser feito os cheques? Pois agora pra tirar o visto tem agendamento e já quero agilizar isso tb!

        Obrigada

  2. Hudson Domiciano setembro 19, 2016 às 2:42 pm #

    Oi Ana Paula. Tudo bem?
    Esse cartao pre pago deve ser ter escrito o nome do estudante no cartão?
    Eu trabalhava em cia de Cruzeiro e eu tenho um cartão com o valor que preciso comprar a minha renda mas esta em dólar. É possível eles aceitarem essa comprovação.
    Obrigado

    • Ana Paula Marques setembro 19, 2016 às 3:21 pm #

      oi Hudson,

      Obrigada pela sua mensagem.

      Para ser honesta eu acredito que sim, o cartão pré-pago precisa estar no nome do aluno, mas eu não tenho 100% de certeza pois esses novos procedimentos são bem novos para todo mundo.

      Vou tetntar me informar melhor sobre isso e volto aqui para te contar.

      Abraços,
      Ana

  3. Rodrigo Botelho setembro 24, 2016 às 8:37 pm #

    Oi! Vou em Novembro e queria levar o extrato do meu banco com o saldo, mas como é algo novo tenho receio de dar algum problema. Sabe se alguém já fez e foi tranquilo?

  4. Romano setembro 29, 2016 às 9:53 am #

    Oi Ana, tudo bem?

    Gostaria de tirar duas dúvidas contigo…

    É possível solicitar o seguro de saúde irlandês antes da chegada a Irlanda? caso “sim”…

    Através desses novos métodos, é possível enviar a documentação necessária (carta da instituição, extrato bancário brasileiro, passaporte e seguro de saúde*) para que o visto seja emitido antes mesmo da minha chegada?

    Tenho algumas questões referentes a trabalho e acomodações, caso você tenha disponibilidade para falar sobre isso, poderia entrar em contato?

    Grato!

  5. Blog da Mercearia Nova Opção outubro 12, 2016 às 12:25 pm #

    Por favor o extrato VTM pode ser em português?
    Obrigado

  6. Blog da Mercearia Nova Opção outubro 12, 2016 às 12:26 pm #

    O extrato VTM pode estar em português?
    Desde já obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: