Por que estudar inglês na Irlanda?

11 jun

Diferente de outros países, como Estados Unidos e o Reino Unido, a Irlanda permite que estudantes internacionais trabalhem legalmente enquanto estudam.

A Austrália, e agora também o Canadá, permite que alunos internacionais trabalhem para complementar o aprendizado do idioma e ajudar nas despesas, mas na Irlanda o processo é bem menos burocrático.

Tudo o que você vai precisar é se matricular em curso de 6 meses de duração (25 semanas) e 15 horas semanais, abrir uma conta em um banco irlandês para depositar 3 mil Euros, ter um seguro saúde e uma passagem de volta para o Brasil. Veja aqui como tirar o visto de estudante na Irlanda.

Com esses ítems você consegue tirar o Stamp 2 (visto de estudo) e trabalhar legalmente na Irlanda por um ano.

Além disso, cursos de inglês na ilha esmeralda são bem mais baratos que em outros destinos. Um bom curso de inglês geral de 6 meses, com direito ao visto de um ano, sai por cerca de 2 mil Euros (cerca de 2.700 Dólares ou 6.200 Reais) por aqui.

O valor médio de cursos semelhantes nos Estados Unidos é de 3.100 Dólares (7.370 Reais) e, na Inglaterra, cerca de 2.000 Libras (7.560 Reais).

Outros bons motivos para estudar inglês na Irlanda, são:

Qualidade educacional

A reputação da Irlanda em educação de alto nível foi construída sobre bases sólidas de compromisso com a excelência no ensino. Hoje, a Irlanda possui cerca de 40 instituições de nível superior que atendem a uma população estudantil que soma ao todo 190 mil pessoas de mais de 40 diferentes nacionalidades.

A Trinity College Dublin, por exemplo, fundada em 1592 pela Rainha Isabel I do Reino Unido, é a Universidade mais antiga do país e umas das mais bem conceituadas em toda a Europa.  A Trinity oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nas mais diversas áreas que incluem direito, medicina, ciência da computação, engenharia, comunicação, economia, entre outras, além de cursos de inglês e outros idiomas.

Trinity College Dublin

Trinity College Dublin

No que diz respeito ao ensino do idioma inglês, o mercado irlandês vem amaduracendo rapidamente e hoje oferece cursos de excelente qualidade que competem com os melhores cursos na Inglaterra ou nos Estados Unidos.

A oferta de escolas de inglês é grande, e por isso é preciso tomar cuidado com as armadilhas. Escolas muito baratas quase sempre refletem em professores mal qualificados e admistração duvidosa.

As melhores escolas de inglês da Irlanda infelizmente não custam tão barato, mas, ainda assim, os preços são mais em conta que eu outros destinos.

As escolas de inglês mais tradicionais da Irlanda (Dublin) são (em ordem alfabética):

Tradição literária

A Irlanda é berço de alguns dos maiores autores da literatura mundial, como Oscar Wilde que escreveu  “O Retrato de Dorian Gray” e James Joyce, autor de “Ulisses”. Além dos vencedores do prêmio Nobel de Literatura Samuel Beckett , Bernard Shaw, William Butler Yeats e Séamus Heaney.

Dublin, a capital do país, detém o título de Cidade da Literatura, concedido pela Unesco a apenas cinco outras cidades (Melborne, Edimburgo, Cracóvia, Norwich e Iowa, ambas na Inglaterra, e Reykjavik capital da Islândia) reconhecidas pela qualidade e diversidade de obras publicadas e programas educacionais com foco em literatura.

Toda essa efervescência intelectual  faz da Irlanda um dos destinos preferidos dos amantes da leitura.

Estátua de James Joyce no Centro de Dublin. Tive que expulsar os dois que achavam que Joyce era banco para poder tirar uma foto digna do autor de Ulisses

Estátua de James Joyce no Centro de Dublin. Tive que expulsar os dois, que achavam que Joyce era banco, para poder tirar uma foto digna do autor de Ulisses.

Voos baratos para outros países da Europa

A Irlanda é sede de duas companhias aéras de baixo custo que revolucionaram o sector do transporte aéreo na Europa nas últimas décadas. Raynair e Aer Lingus oferecem vôos econômicos para quase todas as principais cidades Europeias.

Mesmo com um orçamento pequeno, durante o seu ano de intercâmbio, você poderá conhecer países como Inglaterra, Escócia, Espanha, Alemanhã, França e até mesmo Marrocos na África gastando bem pouco.

É possível ir a Londres por cerca de 200 Reais e a Oslo, na Noruega, por 270 Reais.

Localizada em uma área estratégica, a ilha irlandesa facilita a locomoção por ar. Você viaja com segurança e agilidade, sem complicações! Uma grande vantagem para os que tem sede de conhecer o mundo, como eu!

Voos baratos pela Europas

Voos baratos pela Europa

População jovem e multicultural

A Irlanda tem uma população jovem e dinâmica. Quarenta por cento da população tem idade inferior a 25 anos. O índice de fecundidade aqui é um dos mais elevados da Europa ocidental (1,85 criança por mulher em 2008). Já as taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, 14,45%o e 7,82%o

No dia-a-dia temos a impressão que toda família tem pelo menos uns 3 ou 4 filhos. E isso confirma o dado de uma população bastante juvenil.

A sociedade irlandesa se torna mais mixada a cada ano que passa, por receber grande número de pessoas das mais diferentes partes  do mundo. Em 2013, cerca de 120 mil estrangeiros adquiriram permissão (temporária ou permanente) para residir no país. As nacionalidades mais agraciadas por tal permissão foram a indiana (11%), brasileira (10%), chinesa (9%), Nigeriana (8%), norte-americana (6%) e filipina (6 %).

Isso faz da Irlanda uma nação multicutural e um excelente destino para alunos internacionais. Além de ser um país de fácil adaptação para estrangeiros.

Povo gentil e hospitaleiro

A reputação mundial da Irlanda de ser um país acolhedor não é um mito. Uma pesquisa recente realizada pela Lonely Planet, renomada publicação na área de turismo e viagens, apontou o povo irlandês como as pessoas mais simpáticas do mundo.

O povo irlandês gosta de conversar e ajudar. Se você estiver perdido, com um mapa na mão, com certeza alguém vai parar para te dar informação, você nem precisa pedir.

Segurança e qualidade de vida

Na Irlanda nem a polícia anda armada. Casos de homício são raros.  Em 2014, foram registrados 80 homicídios, incluíndo assassinatos, homicídios culposos (sem intenção de matar) e condução perigosa com morte de terceiros.

Inclusive, os crimes mais comuns na Irlanda são infrações de trânsito. Dá para acreditar?

Quay in Dublin

Mas é claro que, como em qualquer lugar do mundo, você precisa tomar precauções como trancar a porta de casa e vigiar a sua bolsa, carteira e celular em lugares públicos muito movimentados. Pickpockets, os batedores de carteiras, também existem por aqui.

Quanto à qualidade de vida, a Ilha esmeralda é um excelente lugar para se viver. Por aqui o transporte público funciona, não há engarrafamentos como o que estamos acostumados a ficar presos nas principais cidades brasileiras e o ar que se respira aqui é mais limpo!

Bike-in-Dublin

Quando foi pela primeira vez ao Brasil meu namorado, que é irlandêS, achou muito engraçado o fato de os paulistanos enfiarem a bicicleta no carro e dirigirem por meia hora até o Parque do Ibirapuera para pedalar.

Na Irlanda, a cada 300 metros você cruza com um parque ou uma praça cheios de gente caminhando ou andando de bike.

Todas as fotos deste post foram tiradas por Ana Paula Marques (Copyrights by Ana Paula Marques. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total e parcial, sem autorização. Lei n. 9610/98. All Rights Reserved).

91 Respostas to “Por que estudar inglês na Irlanda?”

  1. K. junho 11, 2014 às 8:46 pm #

    Ana, tudo bem?
    Adorei seu blog🙂

    Muitas infos úteis, acho que li todos os posts já! rs.
    To juntando grana pra passar um ano (se tudo der certo) em Dublin.
    Ainda to em dúvida sobre as escolas, você indicaria alguma?

    Não sei se foi aqui que li (já li TANTA coisa sobre Dublin nessa internet que acho que to ficando meiloca), mas você trabalha em escola de inglês?
    Bjs

    • Ana Paula Marques junho 14, 2014 às 7:37 pm #

      Oi Karine, obrigada pela vista!

      Todas as escolas que eu linquei no post são escolas que eu recomendaria, entretanto elas não estão entre as escolas mais baratas, naturalmente. Mesmo assim eu acho que o investimento vale a pena.

      Eu trabalhei por dois anos em uma escola e acabo de me trasnferir para a IBAT College. Se você quiser informações sobre a IBAT, me avise.

      Abraços!

      • K. junho 15, 2014 às 5:13 pm #

        Oi Ana, quero infos sobre a IBAT sim, se puder me mandar por e-mail: karinebritto_@hotmail.com

        Obrigada🙂

      • Ana Paula Marques junho 16, 2014 às 1:53 pm #

        Karine, te mandei o email com as informações sobre os cursos da Ibat. Qualquer dúvida, me avise. Abraços!

      • Déborah janeiro 13, 2015 às 12:44 pm #

        Olá Ana,gostei muito dessa escola.
        Você poderia me mandar informações sobre ela?
        Obrigada!
        Deborahhudz@gmail.com

      • Anderson fevereiro 25, 2015 às 8:11 pm #

        Olá Ana paula,
        Você ainda trabalha na IBAT?

        Se sim, gostaria de informações sobre os cursos.

        meu email,
        anderson_conq_gp@hotmail.com

  2. Gyorgia Lima julho 4, 2014 às 6:58 pm #

    Olá!! Gostei do post e estou pensando em ir estudar na IBAT. Como esta o curso de General Inglish? Muitos brasileiros por turma?
    Sabe como esta para arrumar acomodação?
    Muito obrigada :)))))

    • Ana Paula Marques julho 4, 2014 às 7:29 pm #

      Olá Gyorgia, obrigada pela visita. Eu sou responsável pela área de mkt e vendas dos cursos de inglês da IBAT. Se quiser posso te mandar informações sobre os cursos. O que acha?

      • Rhiannon Marsden abril 10, 2015 às 4:59 am #

        oi Ana, tudo bem? poderia me mandar dados sobre o curso? eu retendo ir em julho, com meu marido e 3 filhas pequenas, queria um curso que nos permitisse trabalhar tb, teriamos que ter um horario revezado , meu marido e eu. grata!

      • Marcela novembro 8, 2016 às 12:24 am #

        Ola Gyorgia!

        Gostaria de informações sobre a IBAT.
        Meu email: marcela.lz@hotmail.com
        Obrigada!

  3. Suyanne Sousa (@_SuyanneSousa) julho 6, 2014 às 8:27 pm #

    Oi Ana. Tudo bem? Achei seu blog num desses meus dias de pesquisas infinitas e adorei, de verdade. Nada melhor do que a opinião sincera de quem já vive no lugar e escreve muito bem para esclarecer e ajudar as pessoas que, como eu, estão lutando para chegar onde você está. Irlanda é o meu foco, mas ainda estou juntando grana para alcançá-lo, além de precisar terminar a faculdade, porque sou bolsista e não dá para trancar né?! Rs. Só queria parabenizá-la mesmo e pedir que você continue com esse trabalho maravilhoso, ele realmente ajuda, além de você ser super simpática e sempre responder as dúvidas (o que nem todos fazem). Mesmo sabendo que eu só vou conseguir ir depois de um ano e meio, no mínimo, você poderia me enviar informações sobre os cursos da IBAT também? Coisas como período e valores? Assim eu teria uma ideia aproximada de quanto preciso ter inicialmente. Meu desejo é ficar pelo menos um ano e aprender inglês, pois tenho um nível intermediário meio básico, não sei definir bem rs. Aproveitando também, vi em outras pesquisas que atualmente, por causa da “crise” está difícil para estrangeiros conseguirem emprego, isso é verdade? Acabei fazendo perguntas d+ né? Hahaha. Enfim, seu blog está na minha pasta de favoritos para que eu possa acompanhar e, quem sabe, quando eu estiver por aí, você possa ser meu contato contra o medo e guia turístico?! HAHAHAHA Brincadeira, ou não, sei lá! Meu e-mail é suyanne_vip@xxxx.com. Obrigada mais uma vez, você tem aquela aura virtual de gente legal, sabe?! Eu quase fiz um post nos seus comentários, sorry!😀

    • Ana Paula Marques julho 6, 2014 às 10:16 pm #

      Oi Suyanne,

      muito obrigada pelo seu comentário. São comentários assim que me dão força para continuar. Trabalhar o dia inteiro, cuidar de casa, ter um blog e mantê-lo atualizado não é fácil, mas fico muito feliz em saber que os meus leitores gostam!
      Vou te mandar por email informações sobre os cursos da IBAT. Faz pouco tempo que trabalho lá, mas estou muito feliz com a mudança, é uma escola muito organizada e com excelente infra-estrutura!
      A crise na verdade foi entre 2010 e 20122, desde o ano passado o país vem se recuperando e novos empregos tem sido criados. Eu mesmo acabei de mudar de emprego e desde que cheguei aqui, em 2010, nunca fiquei sem trabalhar. Então, se você tem garra e força de vontade, fique tranquila que você também vai conseguir.
      Quando você vier para Dublin, me avise, terei prazer em ajudar no que estiver ao meu alcance e até ser sua guia turística. Bjão!

  4. Suyanne Sousa (@_SuyanneSousa) julho 8, 2014 às 2:25 pm #

    Ana, obrigada!😀 Você poderia mandar o e-mail de novo? Não recebi:\ Desculpa pelo incômodo. suyanne_vip@hotmail.com Se ficar xxx de novo, é hotmail tá? Bjo

  5. Maurício Souza julho 9, 2014 às 1:38 am #

    Anã boa noite poderia me enviar informações também mribeiro@lear.com

  6. Marcela julho 10, 2014 às 1:16 am #

    Olá Ana! Há algum tempo venho pesquisando sobre Dublin, mas só agora encontrei seu blog….adorei, parabéns!!!!!
    Estou me organizando pra ir no início do ano que vem, vc poderia me enviar um email falando sobre os cursos da IBAT? Eu tenho passaporte europeu, então só precisarei do curso.

    Bjo.

    • Ana Paula Marques julho 17, 2014 às 10:23 pm #

      Oi Marcela,

      desculpe a demora em respoder o seu comentário e obrigada pelo interesse em conhecer a IBAT.

      Já anotei o seu email e em breve te mando as informações e valores dos cursos.

      Obriagda, Ana

  7. Chady Youssef de Abreu julho 21, 2014 às 2:10 pm #

    Olá Ana, como estão as coisas por aí? Obrigado pelo blog, está sendo de grande ajuda, não só pra mim, mas pra muita gente. Estou querendo mudar pra Dublin eu minha esposa e filho, só estou esperando sair meu passaporte português para poder embarcar =D. Gostaria de saber (se vc souber, é claro!) se só eu arrumasse um trabalho daria pra sustentar eu minha esposa e meu filho(2 anos), pois minha esposa não fala bem o inglês e primeiro ia se preocupar com os estudos. Caso vc ache que dê, é difícil conseguir uma casa ou flat, sei lá alguma acomodação que seja privativo e não compartilhada por um preço acessível? Desde já, muito obrigado😉

    • Ana Paula Marques julho 24, 2014 às 10:52 pm #

      Oi Chady,

      Obrigada pela sua mensagem.

      Sustentar uma famíla (mulher e filho), pagar alguel, etc. em Dublin não é barato, mas não é impossível. Claro que vai depender do emprego e salário que você conseguir, mas eu diria que se você for trabalhar em empregos disponíveis para estudantes, como atendende em loja, garçom e etc, ganhando um salário mínimo de cerca de 690 Euros por mês fica bem difícil.

      Mas como você tem passaporte português, você poderá trabahar na Irlanda sem nenhuma restrição. Eu não sei qual a sua área de atuação, mas é bom dar uma pesquisada no mercado para ver se há vagas de emprego por aqui. De repente vai que você consegue um bom emprego, não é mesmo?

      Espero ter ajudado. Abraços, Ana

  8. Luciene Carneiro da Silva O. Timóteo julho 21, 2014 às 10:42 pm #

    Olá Ana! Parabéns pelo blog… que riqueza de conteúdo. Estou bem empolgada para estudar em Dublim.Posso receber mais informações da escola que você representa? Meu e-mail é: luciene0606@hotmail.com

    • Ana Paula Marques julho 24, 2014 às 10:35 pm #

      Obrigada Luciene!

      Te enviarei um emailcom as informações sobre os cursos da escola onde trabalho em breve. \

      Abraços. Ana

  9. Thiago Abreu julho 24, 2014 às 4:18 pm #

    Ana, parabéns pelo blog, estou conseguindo tirar muitas dúvidas por aqui, mas ainda restam algumas. Haha. Durante as 25 semanas de curso (ou 6 meses) só é permitido trabalhar 20 horas semanais e nos 6 meses subsequentes em que o visto ainda é válido é permitido trabalhar 40 horas semanais, é isso mesmo? Além disso, estou na dúvida sobre fechar um curso estando ainda aqui no Brasil ou se também é viável fazer isso chegando em Dublin (acho que pra mim seria mais interessante se isso for possível e se não for me criar nenhum tipo de dificuldade para entrar no país ou para conseguir tirar o visto). Estava pesquisando as escolas e achei a ibat bem interessante, se puder me mandar e-mail com os cursos e preços, eu agredeço!! Meu e-mail é tp_thiago@hotmail.com. E pelo que eu entendi no site de vocês, sai mais barato fazer o curso fazendo a aplicação estando na Irlanda “Fee (Applicants Based in Ireland): €1,800” do que estando no Brasil “Fee (Applicants applying from Overseas): €3,000”, é isso mesmo? Te agradeço desde já!!
    Abraços

    • Ana Paula Marques julho 24, 2014 às 9:54 pm #

      Oi Thiago,

      Obrigada pela sua mensagem.

      É isso mesmo! 20 horas por semana durante as aulas e 40 horas semanais nas férias.

      Applicants based in Ireland na verdade significa alunos que estão renovando o curso (2o. ou 3o. ano na Irlanda). Se você deixar para comprar o seu curso aqui, quando você passar pelo controle de imigração no aeroporto, eles vão carimbar o seu passaporte como turista. Daí você vai comprar o seu curso e quando for tirar o seu visto de estudante a imigração vai exigir que você saia do país e volte com a carta de matrícula da escola para que o seu passaporte seja carimbado novamente como estudante.

      Eu, na verdade, não entendo o porquê desse procedimento mas é isso que acontece. Por isso, para evitar qualquer problema com a imigração, a gente sempre recomenda que o aluno compre o curso antes e venha com todos os documentos certinho.

      O preço para o segundo ano faz sentido ser mais barato, pois no primeiro ano a escola tem que dar todo um suporte para o aluno (ajudar a abrir a conta no banco, tirar o PPS e o visto). Já no segundo ano o aluno é completamente independente e não precisa mais desse suporte, além disso a IBAT oferece um desconto para fidelizar o aluno.

      Vou te mandar por email os valores direitinho e te explicar como funciona o processo de visto.

      Abraços, Ana

      • Thiago Abreu julho 24, 2014 às 11:02 pm #

        Ok dok!! Sim, faz sentido ser mais barato para quem renova! Muito obrigado pela resposta e aguardo seu e-mail!

        Abraços!

      • Merian março 30, 2015 às 5:29 pm #

        Olá Ana! como vai?
        Você pode encaminhar as informações do visto, por gentileza para meu e-mail?
        Aguardo retorno
        Forte abraço
        Merian
        meriansobbesak@gmail.com

  10. Nathalia Maciel agosto 6, 2014 às 6:35 pm #

    Oi Ana!
    Como todos adorei sei blog e gostaria de receber informações sobre a escola em que trabalha. Se puder passar preços, formas de pagamento ia ser ótimo! Tenho uma noção basica do idioma, e por isso queria um curso para iniciante. Meu email é natymacpin@hotmail.com
    Obrigada!

    Nathalia

  11. Maria dEA Miareli Mesquita agosto 10, 2014 às 1:13 pm #

    O fato de ter muiros brasileiros em Dublin dificulta o aprendizado de ingles ?

  12. Vinicius Marani agosto 25, 2014 às 5:03 pm #

    Boa tarde Ana tudo bem ?
    Ano que vem pretendo ir para a Irlanda com minha noiva para estudarmos. Estava lendo nos posts que são necessários 25 semanas de curso para o visto de estudante e que nas férias podemos trabalhar 40 hrs certo ? Depois que passem as 25 semanas, o resto do ano podemos trabalhar as 40 hrs é isso mesmo ?

    Obrigado e parabéns pelo blog !!!
    Está ajudando muitas pessoas !

    • Ana Paula Marques agosto 25, 2014 às 7:22 pm #

      Oi Vinicius, vc pode trabalhar até 20 horas por semana durante o seu curso e 40 horas por semana durante as suas férias. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Abraços, Ana!

      • Vinicius Marani agosto 26, 2014 às 1:01 pm #

        Obrigado pela resposta😀
        É obrigatório 25 semanas de curso de inglês certo ? nos outros 6 meses pode trabalhar normalmente ?

      • Ana Paula Marques agosto 26, 2014 às 2:00 pm #

        Sim Vinicius é isso mesmo! Abraços Ana

  13. GULHERME M agosto 28, 2014 às 3:00 pm #

    DISCORDO,

    MOREI 3 MESES EM DUBLIN(IRLANDA) E 3 TRES IN LIVERPOOL(INGLATERRA),
    E GARANTO QUE VALE MUITO MAIS A PENA ESTUDAR NA INGLATERRA:

    1) CUSTO DE VIDA EH O MESMO E AS VEZES ATE MAIS BARATO NA INGLATERRA APESAR DA MOEDA SER +- 10% MAIS CARA.
    O EUROPEU QUE GANHA EM EURO(ALEMÃO, ITALIANO, FRANCÊS E ESPANHOL ACHAM UM ROUBO A IRLANDA PELO QUE O PAIS TEM A OFERECER)

    2) IRLANDA EH MUITO PEQUENA 4.5 MILHÕES HABITANTES E ESTA EM UMA CRISE ECONÔMICA SENDO UM DOS PAÍSES MAIS AFETADOS PELA CRISE NA EUROPA .INGLATERRA 54 MILHÕES DE HABITANTES

    3) O SOTAQUE DO IRLANDES “DUBLINISE” EH HORRÍVEL E DIFICÍLIMO DE ENTENDER ATE MESMO PARA OS NATIVOS(AMERICANOS, AUSTRALIANOS, INGLESES)

    4) HJ A IRLANDA EH O PAIS QUE TEM O MAIOR NUMERO DE BRASILEIROS NO MUNDO E ISTO ASSUSTA MUITO PARA QUEM VEIO APRENDER INGLÊS EM UM PAIS TÃO PEQUENO. ALÉM DE ATRAPALHAR O SEU APRENDIZADO !!!

    5)OS IRLANDESES NAO EH MAIS OU MENOS SIMPÁTICO DO QUE O AUSTRALIANO, INGLESES OU AMERICANOS.

    6) VC TEM MUITO MAIS PARA FAZER, DIVERTIR, APRENDER E PASSEAR NA INGLATERRA DO QUE NA IRLANDA POIS O PAIS EH MAIOR E MAIS RICO

    7) O EMPREGO NÃO EH GARANTIDO ATE QUASE IMPOSSÍVEL APESAR DO VISTO DE ESTUDANTE MESMO PARA QUEM TEM INGLÊS AVANÇADO, EXPERIÊNCIA E CIDADANIA EUROPEIA. MUITOS BRASILEIROS VOLTAM NO TERCEIRO PARA O QUARTO MÊS POIS A GRANA ACABOU E EXIGIDO PELA IMIGRAÇÃO 3.000 EUROS JÁ GASTO FOI DEVIDO AO CUSTO DE VIDA..

    POR ONDE VC ANDA NA IRLANDA VC NOTA BRASILEIRO, MENOS BRASILEIRO TRABALHANDO. OLHA NO MERCADO TESCO, ALDI, MC DONALDS, BURGUER KING.
    PRIMEIRO A PREFERÊNCIA EH DO IRLANDES
    SEGUNDO DO EUROPEU E SE SOBRAR DO ESTRANGEIRO

  14. vitor maia setembro 2, 2014 às 7:51 pm #

    OI Ana !!!
    tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, informativo e bastante objetivo.
    preciso te fazer algumas perguntas um pouco fora desse contexto , estou mandando meu email e aguardo contato

  15. Fernanda novembro 4, 2014 às 9:17 pm #

    Oi Ana,
    Tudo bem? Nossa menina, adorei seu blog!!
    Pretendo ir para Dublin ano que vem, e me preocupa muito a questão do emprego, pois para ficar o tempo que quero, precisaria trabalhar. Meu nível de inglês hj é básico. Vc pode me informar, se vc souber, se estão contratando com esse nível de inglês?
    Outra coisa tbém é a escola. Tenho interesse na IBAT. Vc tem informações para me enviar?
    Fico no aguardo (nandarodrigues1979@gmail.com)
    Enquanto isso fico aqui, esmiuçando o seu blog…heheh
    Abraço,
    Fernanda

    • Ana Paula Marques novembro 4, 2014 às 9:23 pm #

      Oi Fernanda, obrigada pelo seu comentário! Que tipo de emprego exatamente vc estaria procurando? O nível de inglês que vc vai precisar para trabalhar aqui depende do tipo de emprego que vc busca.
      Sobre a IBAT eu te mando um email
      com as informações em breve.
      Abraços Ana

  16. Iago novembro 10, 2014 às 6:11 pm #

    Olá Ana Paula!

    Parabéns pelo Blog!
    – Dicas realistas e de verdadeira utilidade, expressadas de uma forma simples e objetiva. Algumas informações que eu havia revirado sites e sites e ainda não tinha entendido foram claramente simplificadas aqui. Obrigado! E como um tipico calouro cheio de ansiedades e expectativas, utilizarei diariamente o seu blog na minha chega em Dublin. Então, continue postando. Please! rsrs

    Iago Nóbrega
    ABC – SP
    Partida: 05/2015

    Abraços!

    • Ana Paula Marques novembro 10, 2014 às 6:15 pm #

      Obrigada Iago, fico muito mais muito feliz mesmo com comentários como o seu. É por isso que vale a pena ter um blog.
      Quem sabe a gente se encontra aqui em Dublin. Grande abraço!

  17. Polly dezembro 4, 2014 às 5:10 pm #

    Ana, seu blog é muito esclarecedor. Vou a Dublin no final de 2015 e tenho lido muito sobre a cidade e o país.
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Beijos.

  18. Edson dezembro 14, 2014 às 10:21 pm #

    Olá Ana Paula Marques,

    Gostaria que me enviasse informações sobre o curso de inglês geral no IBAT e também hospedagem, pretendo fazê-lo em março/2105.

    Obrigado.

    Edson

  19. Auricélio Oliveira dezembro 23, 2014 às 2:26 pm #

    Ola sou motorista carreteiro aqui no Brasil, e vou para Irlanda em 2016 não ainda o mes, não tenho curso superior, mas curso inglês meu curso é completo. Bem gostaria de saber se difícil para brasileiro trabalhar de motorista de ônibus ou qualquer outro veículo na Irlanda?

  20. Adriana janeiro 1, 2015 às 5:20 pm #

    Olá Ana, tudo bem?
    Feliz 2015!

    Gostaria que me enviasse o valor para um curso intensivo e não intensivo e as devidas taxas, pretendo ficar um mês em Dublin em abril. Estudei inglês por 3 anos na Wizard e em algumas escolas populares, eu consigo escrever e ler ( tirando textos muito técnicos com vocabulários muito específicos), porém a minha maior dificuldade é falar – eu travo rsrs.

    Fico no aguardo.

    Obrigada

  21. Sergio Roberto Romanini janeiro 5, 2015 às 4:58 pm #

    Olá Ana:

    Li seu post sobre Dublin. Primeiramente parabéns pela simplicidade e clareza no post.Estou muito interessado em fazer um intercâmbio na Irlanda por 6 meses. Gostaria muito de trabalhar enquanto estudo para me manter. Li que você cuida da parte de marketing de uma escola. Você pode por favor me reponder alguams questões e me enviar os preços da escola que atua ?
    desculpe pedir demais, más das que você listou no post , qual seria a mais em conta ?
    Tenho 34 anos, Sou formado em Educação Física, estou acabando um curso tecnologo (minha segunda graduação) em comércio exterior. Acha que consigo uma emprego em um das áreas, ou então um “subemprego” durante estes 6 meses de estadia ? Os hostels, são uma boa opção para morar aí durante o tempo que estarei estudando por aí ?
    Fico no aguardo de um e-mail de retorno esclarecendo estas questões.
    Muito obrigado e excelente 2015 a você e todos seus entes queridos.

  22. Mariana janeiro 6, 2015 às 2:07 am #

    Olá, amei seu post
    poderia me mandar informações sobre a IBAT?
    meu e-mail é: maah-heloisa@hotmail.com
    Obrigada!
    beijos

  23. Amanda janeiro 6, 2015 às 7:35 pm #

    Olá Ana,
    Parabéns pelo blog!
    gostaria de informações sobre os cursos da IBAT. Se puder enviar também um orçamento médio de gastos com acomodação estudantil (preço por semana), visto, seguro saude..
    meu e-mail é: amandadarolt@hotmail.com
    Fico aguardando.
    Obrigada!

    • Angelina janeiro 7, 2015 às 1:22 am #

      Olá Ana, tudo bem?
      Adorei seu Blog!!!🙂

      Pretendo ir pra Irlanda início de 2016 e gostaria de informações sobre os cursos da IBAT. Meu inglês é básico então pretendo fazer um curso para iniciantes.
      Uma dúvida, não existe curso de 12 meses (1 ano direto)? Apenas de 6 meses?
      Meu email é: angelgvidal@yahoo.com.br
      Obrigada!
      Bjus

  24. Matieli janeiro 11, 2015 às 6:46 pm #

    Boa Tarde Ana,

    Eu tenho interesse em fazer um curso de inglês de 1 mês. Sabe se existe alguma coisa nesse sentido ou somente cursos longos? Meu planejamento seria ficar 1 mês. Poderia me enviar essas informações por e-mail, por favor? matielivenanci@hotmail.com
    Muitíssimo obrigada!!

  25. Nicole Osterkamp janeiro 12, 2015 às 7:35 pm #

    Oi, Ana! Eu só não entendi a parte da passagem de volta,

    como alguém pode ficar 3 ou 4 anos seguidos na Irlanda? Toda vez que for renovar o visto precisa voltar pro Brasil e ir pra Irlanda de novo?

  26. Pablo janeiro 13, 2015 às 1:12 am #

    Olá!
    Muito obrigado por todas as informações que com certeza ajudarão muita gente a realizar o sonho!

    Também estou querendo realizar o meu e juntando grana pra isso.

    Sabe me dizer o valor médio dos cursos mais baratos, mesmo que com qualidade inferior?

    Muito obrigado!

  27. Anderson Paiva janeiro 13, 2015 às 2:00 pm #

    Boa tarde Ana,

    Também tenho pensado em fazer um curso de inglês na Irlanda e gostaria de ter mais informações sobre a IBAT. Meu email: andersonpaiva@live.com

    Desde já agradeço!

  28. Carolina janeiro 20, 2015 às 1:37 am #

    Olá Ana! Adorei seu blog! Estou me programando para ir a Dublin em Março ou Abril 2015, você ainda trabalha na IBAT? Poderia enviar no meu email informações sobre curso de inglês? carolina_henrique1@hotmail.com Obrigada

  29. Gabriel Vernetti janeiro 26, 2015 às 2:24 pm #

    Muitos boas as informações.
    Tem um amigo meu ja morando por lá, e ele ta tentando me ajudar..
    Eu só gostaria de saber algum curso de inglês por ai, para conseguir o visto de estudante de 1 ano (6 meses de curso e 6 de férias), que seja razoavel no preço. Só gostaria da indicação de algum nome mesmo e o resto eu corro atrás.
    gabrielvernetti@gmail.com
    valeu, abraços.

  30. mario sergio rocha fevereiro 12, 2015 às 4:22 pm #

    Boa tarde Ana, estou de passagem pela Europa e gostaria de obter informações sobre cursos de inglês para iniciante em sua Cidade, minha intenção é permanecer por trinta dias fazendo um curso de inglês, eis que estou na Itália concluindo meu processo de Cidadania.

  31. Guilherme Pereira Godoi fevereiro 15, 2015 às 6:50 pm #

    Oie Ana. Poderia me passar informações sobre a Ibat também?
    guipgodoi@hotmail.com
    Obrigado!

    Guilherme Godoi

  32. Hingrit Siqueira fevereiro 25, 2015 às 6:48 pm #

    Oi Ana Paula, tudo bem? a alguns dias venho lendo seus posts, estou me programando com umas amigas para ir para a Irlanda, gostaria que se vc pudesse me passar informações sobre a Ibat por e-mail, agradeceria muito. (hingritsiqueira@hotmail.com).
    Estamos querendo fazer o visto de estudante de 1 ano (6 meses de curso e 6 de férias).
    Muito obrigada, bjos!

  33. Elisângela Varela março 18, 2015 às 2:22 pm #

    Olá Ana, boa tarde… Podes enviar-me informações sobre curso de inglês na IBAT?

  34. Rafael março 19, 2015 às 2:31 am #

    Oi Ana, boa noite!!! Estou procurando uma experiência no exterior e me interessei por Dublin. Achei interessante seu blog. Meu inglês não é dos melhores, praticamente teria que começar do zero. Existe esta possibilidade? Qual escola você me indicaria? Fico no aguardo do seu contato. Desde já agradeço. e-mail: godinhofarma@yahoo.com.br Se puder me indicar algumas agências que fazem este intercâmbio aqui no Brasil. Também agradeço.

  35. vanda março 20, 2015 às 11:19 am #

    Ola Ana, queria estudar ingles na irlanda e queria saber algumas informaçoes desta escola. Tambem queria saber se na parte de alojamento existe apartamentos com quartos privados. No site so tem apartamentos com quartos partilhados. O meu contacto é vvanda1989@hotmail.com. Obrigada

  36. Maria Cristina março 23, 2015 às 12:47 am #

    Ana,boa noite! Em primeiro lugar,Parabéns pelo seu blog.Estou me programando para ficar 30 dias na Irlanda estudando, escolhi a ISI. Meu inglês é intermediário, e farei 20h/semana, meu objetivo é aprimorar a fluência. Vc poderia ajudar-me com dicas lugares para conhecer na Irlanda nos fds gostaria de me hospedar em alguns lugares como Galway, Kork,etc. É claro,qual sua opinião sobre essa escola.Muito obrigada pela sua atenção.

  37. marilda março 24, 2015 às 1:18 pm #

    Por favor se puder me ajude. Vou pela segunda vez pra Dublin, e quero ficar 3 meses, mas não será por intercambio. Consigo me matricular normalmente num Curso de Ingles, como se faz no Brasil ? Indo 3 vezes por semana e pagando mensalidade normal. Será que consigo uma moradia individual através da própria escola . Da outra vez foi Intercambio pela International House, e fiz direto do Brasil. Fiquei no apartamento deles em Ranelagh. Foi ótimo. Mas dessa vez não quero a responsabilidade do Intercambio. aguardo. Obrigada por enquanto. Marilda de Souza

  38. Leandro Henrique março 31, 2015 às 3:37 pm #

    Ana, bom dia.

    Estou adorando ler o blog, também vou salvar nos favoritos, pois vou precisar de muitas informações daqui, estou com um plano de ir + ao fim deste ano. Vc pode por favor enviar-me as informações sobre tudo na verdade e sobre o IBAT?
    Vou precisar sim de uma força, fico feliz em ver alguém que além de ter uma vida super corrida ainda ajuda a galera, obrigado desde já.

  39. Tatiana Barea abril 9, 2015 às 12:49 am #

    Oi!
    Gostaria de informações sobre o curso de 1 ano e acomodações, pode me enviar um orçamento por favor?
    Obrigada,
    Bjo

  40. Marcelo Silva abril 14, 2015 às 2:15 pm #

    Olá Ana,
    Parabéns pelo blog!
    gostaria de informações sobre os cursos da IBAT. Se puder enviar também um orçamento médio de gastos com acomodação estudantil (preço por semana), visto, seguro saude..
    meu e-mail é: marcelo_propara@hotmail.com
    Fico aguardando.
    Obrigada!

  41. Gustavo dos Anjos abril 15, 2015 às 8:25 pm #

    Boa noite.

    Gostara de saber se você conhece a escola FrancisKing.

    Estou programando um intercambio para a Irlanda esse ano e a agencia me indicou essa escola.

    Pode me ajudar me falando sobre ela? Tipo Pros e Contras?

    Obrigado.

  42. diasnicholas3@gmail.com abril 25, 2015 às 9:16 pm #

    Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog, muito bom.
    Apenas uma curiosidade. Onde há intercâmbios por 6200 reais ou até 7000, vc pagou esse preço? Se sim foi por qual empresa, pois todos que tenho procurado são de 14 mil para cima. Grato

    • Ana Paula Marques abril 25, 2015 às 9:36 pm #

      Oi Nicholas, que bom que vc gostou do blog.
      Eu vim pra Irlanda fazer intercâmbio em 2010. Há cinco anos os preços e o câmbio eram bem diferentes realmente.
      Abraços!

  43. diasnicholas3@gmail.com abril 25, 2015 às 10:57 pm #

    É verdade Ana Paula. Muito obrigado pela rapidez da resposta. Boa noite.

  44. Maria Eduarda abril 28, 2015 às 10:31 pm #

    Oi Ana Paula, poderia mandar mais informações sobre o curso se inglês (duração seis meses).

    eduardadomingues1@hotmail.com

  45. Mara Rabello maio 3, 2015 às 10:41 pm #

    Ola Ana, estou me programando para ir em 2016 com meu namorado. Voce pode me dar mais informaçoes sobre o curso de ingles??? Referente a emprego ( sub na verdade rsrs) vc sabe me dizer como está??? Tem vaga????
    meu email: mararabello@outlook.com
    Abraços,

    • Ana Paula Marques maio 17, 2015 às 6:25 pm #

      Oi Mara,

      Obrigada pelo seu comentário e me desculpe a demora em responder. A vida anda uma correria por aqui.
      Te mando um email sobre os cursos na IBAT College na segunda-feira.
      Grande abraço!

  46. layane maia maio 16, 2015 às 3:40 pm #

    Oi ana, pretendo ir no inicio do ano que vem, e ficaria muito agradecida se pudesse me enviar algumas informações sobre a escola se ainda estiver disponível. Um abraço, layane. O email é lay_sml_@hotmail.com ou layannesoutto@gmail.com

    • Ana Paula Marques maio 17, 2015 às 6:19 pm #

      Oi Layane,

      Obrigada pelo seu comentário. Te mando um email na segunda.

      Abraços!

  47. Mateus Rodrigues junho 14, 2015 às 1:54 pm #

    Oi Ana, primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog é de grande valia para os interessados aqui no Brasil. Estou pensando em ir estudar inglês na Irlanda e gostaria de informações sobre a escola que você trabalha. Gostaria de saber principalmente sobres os custos, trabalhos e acomodações se possível. Desde já agradeço e novamente parabéns pelas iniciativas. Abraço.
    teusmr@hotmail.com

  48. Lucas Ferreira Diniz junho 17, 2015 às 12:22 am #

    Oi Ana tudo bem? Primeiramente meus parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo para ajudar os brasileiros que querem fazer um intercambio como eu para irlanda. Gostaria muito se você pudesse me enviar um e-mail com um orçamento de 6 meses na escola IBAT College para o curso de inglês, pretendo ir assim que conseguir levantar a grana.

    Muito Obrigado e aguardo o e-mail.

    lucasfdiv@gmail.com

    • Angela junho 20, 2015 às 5:51 pm #

      Ana Paula , boa tarde

      Gostaria de receber informações e orçamento sobre a IBAT.

      Att,

  49. Fran julho 14, 2015 às 8:50 am #

    OI ANA, PARABENS PELO SEU CARISMATICO BLOG, DA GOSTO VER SUA SIMPATIA E DISPONIBILIDADE EM AJUDAR AS PESSOAS, ESCLARESCENDO NOSSAS DUVIDA E TEMORES TBM…..TO PENSANDO EM MUDAR DE ARES POR UNS TEMPOS DEVIDO A GRANDES DECEPÇOES E PENSEI NAS MUDANÇAS COMEÇANDO POR UM CURSO AI, EM DUBLIN, PELAS FACILIDADES DE IR FICANDO, GOSTARIA DE PODER IR FICANDO AO MAXIMO, ENQUANDO DER….GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE, ME MANDANDO OS TERMOS E PREÇOS DESSE CURSO ONDE VC TRABALHA, RSR JA E UMA REFERENCIA BOA TER BUENA-GENTE NOS AJUDANDO..RSR SE PUDER ME MANDE, POR FAVOR, ALGUMAS DICAS DE BAIRROS BONS E PERTO DO CENTRO, ACHO QUE SERIA MAIS BARATO…GOSTARIA DE MORAR SO, OU COMO NO MAXIMO 2 PESSOAS, TENHO 56 ANOS, SOU MESTRE DE CABELEREIRO A 30 ANOS, NAO TENHO PBMAS FINANCEIROS NO QUE SE REFERE A APRESENTAÇAO DISO, COMO TBM EM MIM MANTER, VC ACHA QUE EU CONSEGUIRIA ALUGAR UM APTO PERTO DE CENTRO NAO MUITO CARO, SE PUDER ME MANDE UMA ESTIMATIVA DE VALORES…VC ACHA TBM QUE SE EU ALUGAR SOZINHO UM APTO DE 2 QUARTO, SOB MINHAS RESPONSABILIDADE, EU POSSO ALUGAR O OUTRO QUARTO P ALGUM ESTUDANTE? NAO SERIA SUB-LOCAÇAO? OU SERIA NORMAL, DESDE QUE ESTEJA SOB MINHAS RESPONSABILIDAE?? RSRS MUITAS DUVIDAS..RSRS DESDE JA AGRADEÇO E ELOGIO MAIS UMA VEZ SUA SIMPATIA E CORDIALIDADE…OBS. AQUARDO RESPOSTA. ABÇOS

  50. Fran julho 14, 2015 às 9:02 am #

    OI ANA, SOU O FRAN…….TE ESCREVI UM COMENTARIO, ACIMA, MAS ESQUECI DE TE DEIXAR O MEU E-MAIL……Lima_madri@hotmail.com

  51. Camila Weber julho 31, 2015 às 1:13 pm #

    Oi Ana, gostaria muito de tirar umas dúvidas, referente a como poderia ir para Irlanda por conta sem ter que contratar uma empresa de intercâmbio.
    Pode me mandar um email, só dizendo Oiiii🙂
    camila.weber88@gmail.com

    obrigada,
    Beijos

  52. Tania agosto 11, 2015 às 6:46 pm #

    Oi Ana você poderia me enviar mais informações sobre o curso.

  53. Bruna agosto 23, 2015 às 11:28 pm #

    Olá Ana! Parabéns pelo blog… que riqueza de conteúdo. Estou bem empolgada para estudar em Dublim.Posso receber mais informações da escola que você representa? Pretendo estudar de 6 a 8 meses e meu nível atual de inglês é o intermediário…Outra dúvida é se sua escola tem filial tbm em Galway ou Limirik?
    Meu e-mail é brunitta@icloud.com
    Obrigada,bjs

  54. Jeane setembro 10, 2015 às 11:13 am #

    Eu gostei muito dos comentários, gostaria de saber se tem que pagar o curso todo para conseguir o visto de estudante ou basta fazer a matricula, outra coisa qual valor seria para alugar um local para ficar os estudantes fazem como para ficar ai o custo de vida é muito caro.

  55. CRISTIANO MEIRA setembro 22, 2015 às 5:34 pm #

    Ana, boa tarde.

    Estou me programando para ir a Irlanda em 2016.
    Pretendo ir para estudar e ficar os 8 meses que é autorizado, irei junto a minha esposa e nos dois iremos estudar e se possível trabalhar para ajudar nas despesas.
    O que você me aconselha a fazer?

  56. Juan outubro 26, 2015 às 10:43 am #

    Ana por favor, poderia enviar-me informações da escola em que trabalha? As escolas nos ajudam com oq qnd chegamos a Dublin. Muito obrigado.

  57. Mariana Brandalize outubro 27, 2015 às 7:43 pm #

    Ana tudo bem? Parabéns pelo blog completíssimo, gostaria de informações sobre os cursos da IBAT também, estudei 4 anos no Brasil e na minha viagem pra Europa me virei bem mas gostaria de aprimorar. Existe uma data determinada de início dos cursos, gostaria de um de 6 meses e nos outros poder aproveitar e viajar, de preferência no verão já que fui no inverno. Aguardo seu contato!
    Super beijo

  58. Leonardo Anacleto outubro 28, 2015 às 4:25 am #

    Olá, Ana! Seu blog é sensacional. Tanto pelo conteúdo, quanto pela forma com que você escreve! Parece até que estamos conversando pessoalmente (pq eu fico lhe respondendo). Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Então… Queria trocar uns e-mails com você, se não for muito incômodo. Estou querendo fazer um curso de inglês fora e Dublin me parece uma ótima opção. para começar, queria umas dicas suas para ir por conta, sem precisar correr atrás de empresas de intercâmbio!!
    obrigado.
    leonardopeixe@gmail.com

  59. Sid Gregório Valls dezembro 9, 2015 às 6:21 pm #

    Ana, adorei seu post! Estamos com muitas dúvidas sobre a escola, mas o que mais nos preocupa é a moradia, iremos por 3 meses, eu, meu marido e meu filho. Você tem alguma indicação de site para pesquisa de Ap’s para alugar ? Gostaríamos de um compartilhado mas com criança imaginamos ser impossível. Parabéns pelo Blog e obrigada🙂

  60. Viviane Marques dezembro 10, 2015 às 11:39 pm #

    Ana.. eu gostaria de receber mais informaçoes sobre a escola. Pode enviar no vivi_marques.silva@yahoo.com.br

  61. Priscila dezembro 26, 2015 às 4:05 am #

    Oi Ana! Estou amando o blog! Mt informação útil e bem explicadiho. Acho que já li quase td que escreveu… Parabéns!! Bom, eu estou me programando pra fazer um curso de inglês fora do Brasil e achei mt interessante a Irlanda. Tenho algumas dúvidas e vou ficar mt agradecida se vc puder me esclarecer…
    – Eu tenho um filho de um ano. Posso levar ele se eu tiver o visto de estudante?
    -Eu poderia deixar-lo em uma creche ou escola?
    -Depois que o visto de um ano acabar é possível “renovar” ou algo assim?
    Sei que são muitas perguntas (rsrsrsrsrs), mas gostei bastante do que li sobre a Irlanda, e Dublin, especificamente… Você também pode me mandar mais informações sobre a IBAT? Meu email é pri.89.2013@gmail.com Muito obrigada!!

  62. Thasmine Colen janeiro 5, 2016 às 7:08 pm #

    Parabéns pelo post, completo, claro e objetivo.🙂

  63. Carolina janeiro 7, 2016 às 9:39 pm #

    Olá Ana Paula, ótimo seu blog.
    Pode por gentileza me passar informações dos cursos da escola wue vc trabalha?
    Obrigada. Carolina – carollinasena@gmail.com

  64. carolina pereira janeiro 28, 2016 às 3:03 pm #

    Oi Ana Paula, Parabéns pelo blog.
    gostaria de informações da IBAT.
    obrigada, Carolina – carol.h.p.sidney@gmail.com

  65. Fabricio Souza fevereiro 12, 2016 às 11:56 am #

    Muito interessante!!!

    Pode me mandar as informações dessa escola que você trabalha?

    Vou em Dezembro, então estou procurando escolas porque já tenho amigos que moram ai.

    fabspacheco19@gmail.com

    No aguardo, e parabéns por todo esse tempo ai!

  66. Caio julho 14, 2016 às 4:40 am #

    Oi Ana, muito bom e esclarecedor esse teu post.

    Estou pensando em ir para IBAT porém estou meio indeciso por falta de informações, poderia me enviar mais detalhes ? caiohenrique.12@hotmail.com

    Obrigado!

Deixe uma resposta

