Imigração: 3 mil Euros para duas pessoas

20 maio

Como todo mundo já sabe (ou não!), a imigração irlandesa exige que estudantes não-europeus tenham dinheiro suficiente para se sustentarem durante o período de estudo na Irlanda.

Isso garante que, mesmo que não consigam um trabalho durante esse tempo, estudantes não precisarão de nenhum benefício social do governo irlandês. Em outras palavras, o governo não quer gastar dinheiro algum com alunos estrageiros.

Para solicitar o visto de estudante de um ano, o intercambista terá que comprovar que tem pelo menos 3 mil Euros disponíveis em uma conta bancária. Para comprovar esse dinheiro, o  aluno precisa abrir uma conta em um banco irlandês, depositar a quantia, pedir um extrato da conta (Bank statement) e levar esse extrato até a imigração. Quer saber como funciona o processo todo para tirar o visto? Clique aqui !

Tenho recebido alguns emails e comentários no blog , de casais, dupla de irmãos ou dois amigos viajando juntos, perguntando se é possivel usar os mesmo 3 mil Euros para o visto de duas pessoas.

Sim, é possivel fazer isso e eu vou explicar como. Porém, na minha opinião, essa não é  uma boa opção de economizar com o intercâmbio.

Imagem

Banco da Irlanda

Como usar 3 mil Euros para dois estudantes

Assim que a dupla chegar em Dublin, a primeira coisa a fazer é tirar o número de PPS (Personal Public Service Number). O PPS é como CPF no Brasil, sem esse documento não dá para abrir conta em banco na Irlanda.

Com o PPS em mãos, as duas pessoas poderão abrir a conta no banco ao mesmo tempo. Depois que a conta estiver aberta, a dupla terá que esperar os dois cartões e as duas senhas chegarem.

Alguns bancos mandam a senha e o cartão para casa do cliente, em outros bancos é preciso ir até a agência para retirar o cartão e a senha pessoalmente.

Importante! Não deposite o dinheiro na conta enquanto você não tiver o seu cartão e sua senha com você! Conheço pessoas que perderam todo os 3 mil Euros porque depositaram o dinheiro antes de o cartão e a senha chegaram. A senha foi enviada para o endereço da pessoa, mas algum espertinho foi na caixa do correio, pegou a senha e sacou toda a grana.

Depois que os dois cartões e as duas senhas chegarem, um dos indíviduos da dupla irá depositar os 3 mil euros  na sua respectiva conta bancária e irá solicitar o extrato da conta.

Esse processo todo de tirar o PPS, abrir a conta no banco, esperar cartão e senha, depositar dinheiro, esperar o extrato chegar demora, no mínimo, uns 30 dias, se não houver nenhum atraso no caminho.  Até o extrato do banco chegar, os 3 mil Euros não podem ser usados nem retirados para depositar na outra conta.

Assim que o primeiro extrato chegar,  o dinheiro poderá ser transferido para a conta da segunda pessoa. Vai levar de sete a 10 dias para o dinheiro estar disponível e para o extrato da segunda conta chegar. Ou seja, com sorte, os 3 mil Euros vão ficar intocáveis por mais ou menos 40 dias.

Pronto! Com os dois extratos em mãos é so ir ao escritório da imigração tirar o visto de estudante.

Por que eu acho que isso não é uma boa ideia?

Eu sei que 3 mil Euros é dinheiro a beça em Real, mas 3 mil Euros não é dinheiro suficiente para DUAS pessoas se sustentarem por 6 meses na Irlanda!

Eu sempre sou positiva em relação a trabalho e digo para todo mundo que, se você quiser de verdade, você vai conseguir sim um emprego! Mas gente, não pensem que está chovendo trabalho por aqui, pois não está….

Conseguir trabalho demora um pouco, às vezes dois, três meses, ou até mais se você não tiver um inglês legal.  E daí, o que vai acontecer se nenhum dos dois companheiros de viagem conseguir emprego e os 3 mil Euros chegarem ao fim?

Vocês vão ligar pro pai e pra mãe para pedir mais dinheiro? Se vocês puderem fazer isso , ótimo! Não julgo ninguém que pede ajuda dos pais, mas eu sei que muita gente que vem para cá não tem família para mandar mesada não.

Vão sentar na Ha’Penny Bridge e pedir esmola? Exageros à parte, acredito que ninguém sai do Brasil para passar perrengue na Irlanda. E quando o dinheiro acaba, o sonho acaba junto e a galera sem dinheiro acaba voltando pro Brasil.

Ha'Penny Bridge in Dublin . Foto: Ana Paula Marques

Ha’Penny Bridge in Dublin . Foto: Ana Paula Marques

 

Pensem que vocês passaram muito tempo economizando e planejando o intercâmbio para voltar para casa antes do tempo! Talvez valha a pena adiar o sonho por uns meses e juntar um pouco mais de grana… Reflitam!

Caso não haja outra saída a não ser usar o dinheiro para duas pessoas, ok, façam isso! Mas, pelo amor de Deus, tenham um dinheiro extra para o primeiro mês.  Pelo menos 500 Euros para cada um (Mil euros além dos 3.000 exigidos pela imigração).

Não venham com os 3 mil Euros exatos pois, como dito antes, vocês vão ficar pelos menos 40 dias sem poder tocar nesse valor.

O primeiro mês de intercâmbio é o mês em que se gasta mais. Supermercado, aluguel (o primeiro aluguel é dobrado na Irlanda) e outras coisas. Ter um dinheiro extra no primeiro mes é essencial!

E tenham perserverança. No final tudo dá certo! Se não deu certo, é porque ainda não é o final!

Update (21/05/2014):

Alguns leitores apontaram um item importante que eu não falei no post.

“E se a imigração no aeroporto exigir que cada um comprove que tem os 3 mil Euros?”

 Sim existe essa possibilidade! Depende muito da sorte e do humor do oficial da imigração. Pode ser que a dupla seja quesionada no controle de imigração no aeroporto e pode ser que não. E total loteria!

 Eu sinceramente não tenho nenhuma dica espetacular para esse caso. Então mais um motivo para não arriscar!

 

 

28 Respostas to “Imigração: 3 mil Euros para duas pessoas”

  1. Edu maio 21, 2014 às 10:15 am #

    Não precisa tirar pps para abrir conta. São coisas completamente diferentes. O que precisa é de carta da escola referente a cara um dos orgãos, com endereço dos estudantes.

    • Ana Paula Marques maio 21, 2014 às 10:21 am #

      Referente a cara um dos orgãos??? Não entendi, Edu.

      O Bank of Ireland exige o PPS e o AIB também voltou a exigir. Trabalho em uma escola e eles mandaram um comunicado dizendo que a partir de agora não existe mais conta de estudante e para abrir uma conta normal exigem o PPS.

      Vou me informar melhor e atualizarei a informação.

  2. Edson Genuino maio 21, 2014 às 12:02 pm #

    Esse é o jeitinho Brasileiro de burlar as regras….

    Depois não entendemos por que vivemos no pais da corrupção, achamos que somos espetos quando na verdade estamos sendo fraudulentos!

    Bom dia a todos…

    • Ana Paula Marques maio 21, 2014 às 12:16 pm #

      Oi Edson, obrigada pelo seu comentário!

      Não estou incentivando ninguém a burlar as regras, muito pelo contrário, acho que deixei bem claro que não acho uma boa idea.

      Mas não sejamos moralistas!

      Quando duas pessoas usam os mesmo 3 mil Euros, elas estão prejudicando só a elas mesmas. Esse dinheiro é delas, não é do governo Irlandês, então não faz diferenca alguma para ele (o governo). Elas também não estão prejudicando outras pessoas, concorda?

      • Edson Genuino maio 21, 2014 às 1:21 pm #

        Concordo que quem faz uso desta pratica não está prejudicando ninguém alem de si próprio. Mas (segundo as leis brasileiras) que o faz, pratica o crime de falsa declaração Art 348.
        Não quis soar moralista, até porque uso cds piratas e faço copias de livos🙂
        Entendi que vc não apoia a pratica e concordo com vc. Eu tive o prazer de morar por seis meses na linda Ilha Esmeralda, e percebi o quanto “brasileiros” (claro que não todos) se acham espertos por ai. te digo isso pq eu era taxado de “besta” por pagar o a tarifa do Luas ou pq eu dizia o trajeto real que iria percorrer no ônibus (sem esperteza pra pagar menos ou simplesmente não pagar como muitos o fazem no Luas)
        Ah e quanto ao processo de imigração tb cheguei ai acompanhado com minha esposa, e antes de chegar ai eu li muito sobre oque e como fazer o processo de visto e em muitos casos eu vi essa dica que vc passa neste post, mas preferi esperar um pouco mais e chegar ai com os 7mil mínimos necessários para duas pessoas, exatamente como vc relata no post. 6mil para o visto e 1mil para o primeiro mês.
        Mas não fiz isso pq tenho muita grana, não mesmo. aqui no Brasil sempre fui um trabalhador assalariado e meus pais não podem me dar mesada. Fiz isso por uma questão de planejamento e consciência mesmo.

        Saúde e Paz a todos.

  3. Juliana maio 21, 2014 às 12:49 pm #

    Oi Ana! Ótimo texto como sempre! Você sempre manda bem! Vem cá, não há mais conta de estudante? Qual banco você indica para abrir a conta? Depois do visto podemos continuar usando a conta certo? Você sabe quanto é a taxa de manutenção? Obg :)))

    • Ana Paula Marques maio 21, 2014 às 1:06 pm #

      Oi Ju,

      Eu trabalho em uma escola grande, com mais de 600 alunos e nossos alunos sempre abrem conta no AIB.
      O AIB fica meio irritado porque todas as semanas sao muitos alunos querendo abrir conta e essa semana eles mandaram um informativo dizendo que a partir de agora os alunos terao que abrir uma conta pessoal e nao uma conta de estudante, uma vez que estes nao sao mais elegíveis para esta conta (de estudante)

      Eu honestamente nao sei se isso eh so para a nossa escola ou se eles acabaram com a conta de estudante.
      Eu dei uma olhada no site deles a as informacoes sobre conta de estudante continuam la. Entao eu nao entendo porque nossos alunos nao tenm direito a conta de estudante.

      Caso a regra valha para todos os estudantes, a minha dica eh procurar outro banco que nao o AIB, simples assim.

      Vou procurar mais informacoes para informar os leitores do sabaticando

    • Ana Paula Marques maio 21, 2014 às 1:07 pm #

      Ah esqueci…..

      Vc encontra informacoes sobre a taxa de manutencao e outras taxas do AIB nesse link

      http://www.aib.ie/personal/current-accounts/Personal-Current-Acc-Fees-Charge

  4. Simone Belêsa maio 21, 2014 às 1:00 pm #

    Oii Ana, tudo bem? Será que eu poderia te mandar um email pra gente trocar uma ideia? Conheci seu blog hj, acho que vc poderia me ajudar! Fico no seu aguardo

    • Ana Paula Marques maio 21, 2014 às 1:12 pm #

      Oi Simone,

      voce consegue me mandar um email atraves do formulario de contato do blog.

      Sera um prazer ajuda-la. Abracos!

  5. Juliana maio 22, 2014 às 1:58 pm #

    Obrigada pelas infos Ana!🙂

  6. Chady Youssef maio 26, 2014 às 5:56 pm #

    Que legal Ana, seus textos são fantásticos e muito bem explicados. Cheguei aqui pesquisando muito como sair do Brasil, pois tenho muita vontade de morar em outro lugar. Já tenho morei fora, mas no meu caso foi diferente pq tinha muitos parentes e não tive problemas. Sou casado e tenho um filho que completará 2 anos em julho, eu e minha esposa não aguentamos mais ficar por aqui por todos os problemas que o país enfrenta. Estive pesquisando muito sobre a Noruega, Suécia e Alemanha, mas parece que por lá as coisas são um pouco mais complicadas. Vou tentar ser mais direto e não me alongar demais. Tem como eu e minha esposa tirarmos visto de estudante e nos mantermos aí? E outra pergunta não menos importante, se por acaso nós dois conseguirmos meu filho também precisaria de um visto? Obrigado pela atenção.

  7. Widio Joffre maio 26, 2014 às 7:55 pm #

    Você já leu isso lá em cima, mas : “ótimo, como sempre!”.
    Só para firmar… Vc acha que os 500 euros “a mais” (fora os 3 mil. intocáveis por um tempo) é o bastante para uma pessoa passar o primeiro mês? Já que existe taxas e despesas?
    Outra pergunta que gostaria de te fazer é “como vc fez ou faria para levar essa grana?” Os 3,500 euros? Uma parte em Visa Travel Money e ou em dinheiro vivo?
    Abraço.

    • Ana Paula Marques maio 26, 2014 às 8:26 pm #

      Obrigada pelo elogio, Widio!😉

      Sim, eu acho que 500 Euros são suficiente para o primeiro mês, mas claro que você não poder sair de balada todo final de semana e encher a cara no pub. Vai ter que ficar um pouco mais contido até poder mexer no dinheiro que está no banco. E você também vai ter que procurar por um aluguel barato, algo em torno de 200 Euros, no máximo…. Se você quiser ter mais tranquilidade traga em torno de 800 Euros – caso você é claro!

      No caso de como trazer esse dinheiro, eu sugiro trazer a maior parte do dinheiro no VTM mesmo (tipos os 3 Mil que você vai depositar) e o resto em dinheiro (espécie). Assim você tem uma quantia para logo que você chegar sem ter que ficar desesperado para achar um caixa eletrônico.

      Abraço!

      • Widio Joffre maio 28, 2014 às 7:16 pm #

        Posso te fazer mais duas perguntas ???? Kkkkk… prometo que serão as ultimas “da semana”kkk..

        Sobre o VTM (sei que vc não trabalha no VISA kkk… ) era exatamente isso que estava pensando. A única coisa que tenho duvida enquanto a isso seria se existem vários lugares onde se pode sacar os 3 mil euros ou se… sei lá… o banco tem como fazer uma transferencia do VTM direto para sua conta que acabou de ser aberta? para vc não sair de um lado pro outro carregando todo seu dinheiro/visto kkkk…

        Minha outra pergunta não tem haver com o assunto, mas tem com dinheiro e pensei em fazer a vc, que pelo visto, não só esta ai algum tempo como também já veio e voltou do Brasil algumas vezes.
        “Passagem aérea”
        Eu consigo observar nos sites das empresas aéreas uma data até +/- 10 meses! A minha agente da agência de intercâmbio falou que eles não vendem direto pra um ano, mas que vc compra com +/- 10 meses e depois usa o direito de remarcação para “tarifa de estudante”. Com essa tarifa vc paga uma taxa mínima pra obter outra data e completar seu intercâmbio de um ano.
        A diferença é que o sites das empresas aéreas esta sempre mais barato (umas 700 pilas ) que as agencias de intercâmbio (talvez por não apresentarem essa tal caraterística estudantil de remarcação). Te escrevo pra saber se você sabe algo sobre isso ou como fez ou faz?

        Abraço e obrigado mais uma vez.

  8. Yuri Nunes maio 26, 2014 às 8:01 pm #

    Oi Ana, boa tarde. Seu blog é simplesmente fantástico, você não sabe a importância que um blog como o seu faz para pessoas como eu que estão cheias de dúvidas sem saber pra quem perguntar, parabéns pelo excelente trabalho.
    Queria tirar algumas dúvidas com você. Estou pensando em fazer um intercambio com minha esposa, só que não domino o inglês (Falo apenas o básico). Preciso levar 3 Mil Euros pra mim e pra ela. É muito difícil arrumar emprego por aí de cleaner ou au pair, mesmo sem dominar o inglês ? Existe racismo por aí, pois sou moreno e tenho receio com relação a isso. Muito obrigado.

    • Ana Paula Marques maio 26, 2014 às 8:17 pm #

      Muito obrigada Yuri. Fico muito, muito feliz mesmo em saber que o meu blog ajuda as pessoas como você. Se não fosse ainda não faria nenhum sentido para mim.
      Não é difícil não achar trabalho de cleaner ou de au pair, mas como eu disse não está chovendo emprego também… Eu acho que se você chegar sem inglês nenhum fica mais díficil ou leva mais tempo, porque qualquer que seja o trabalho, você tem que pelo menos entender as instruções do seu(sua) chefe/empregador. Se você não conseguir entendê-lo(a) você não vai durar muito tempo no emprego.

      Minha dica é que vocês estudem inglês em casa mesmo, não precisa frenquentar escola. Tem muito material bacana na Internet para estudar em casa de graça!
      Boa sorte e sucesso para você e sua esposa! Abraços

      • Yuri Nunes maio 28, 2014 às 1:10 am #

        Muito obrigado pela resposta Ana. Já estamos em um curso. Queria saber de você também se com os 3 mil euros dá pra se manter uns 4 meses por ai. Como é o custo de vida na Irlanda? Existe a possibilidade de viver na Irlanda, caso alguma empresa me contrate ao término do curso?
        Muito obrigado.

  9. Maurício Prudente setembro 12, 2014 às 11:41 pm #

    Oi Ana! Parabéns pelo blog! Muito completo e bem escrito! Ana, minha principal dúvida é saber se é possível se manter trabalhando somente essas 20 horas semanais, me parece pouco e fico me perguntando se eu conseguiria me sustentar com o pagamento de apenas 4 horas por dia trabalhando! Ouvi dizer que a construção civil é uma das areas que paga melhor na Irlanda para imigrantes. gostaria de saber se é verdade isso, creio que nao seria nenhum problema pra que eu consiga um emprego nessa area, meu ingles é intermediario e eu consigo me virar bem com ele! Desde já agradeço!

  10. simon janeiro 10, 2015 às 3:23 am #

    Primeiro, PPS não é obrigatório, tira quem quer, eu, e todos que trabalham cmg não temos, é apenas uma permissão para trabalhar.
    Segundo, não tem fundamento isso, pois os 3 mil precisam também ser comprovados na imigração, as vezes pedem, as vezes não, mas se pedirem, e a pessoa não tiver, eles mandam de volta!!!

    • Ana Paula Marques janeiro 10, 2015 às 8:34 am #

      Simon, se vc trabalha sem ter o PPS, vc não está registrado e não está pagando imposto. A sua empresa está fazendo algo errado aí…
      Quanto aos 3 mil Euros ser exigido no controle de imigração no aeroporto, sim é loteria, podem pedir ou podem não pedir. Por isso mesmo eu disse no texto e nós comentários que não é recomendável usar 3 mil Euros para duas pessoas. Eu apenas disse que é possível.
      Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!

  11. Monique abril 16, 2015 às 4:41 pm #

    Ana, parabéns pelo site. É muito bom, bem explicado, dá uma luz pra quem pretende viajar. Vou fazer intercambio de 1 mês, é preciso a comprovação dos 3 mil euros? Ou só para quem fica mais de 3 meses? Muito obrigada!🙂

  12. Diego novembro 25, 2015 às 7:41 pm #

    Olá Ana, uma pergunta: se na entrada, na Imigração eles pedirem a comprovação dos 3 mil euros para cada (eu e minha namorada), como deveremos comprovar? esse dinheiro precisamos levar em espécie ou podemos ter em conta do Brasil e transferir para a conta do banco Irlandês após abrir a conta na Irlanda? ou até mesmo já ouvi falar em ter esse dinheiro depositado em um banco de câmbio que atua internacionalmente e lá poderemos sacar com um cartão, já ouviu algo do tipo? Obrigado desde já.

  13. W. Mateus setembro 1, 2016 às 1:26 pm #

    Ana Paula Marques, pode me passar seu e-mail para retirar algumas duvidas?

    Desde já agradeço.

    mateus.tallento@gmail.com

    • Ana Paula Marques setembro 1, 2016 às 1:47 pm #

      Oi Mateus, vc pode me mandar um email através do formulário de contato do blog. Abraços!

  14. W. Mateus setembro 1, 2016 às 1:28 pm #

    Esse dinheiro só tem que ser apresentado quando for tirar os documentos ?

    Antes na imigração nos aeroportos não precisa ?

    Tenho algumas duvidas Ana Paula Marques, você poderia me ajudar ?

Deixe uma resposta

