Aprenda inglês [também] fora da sala de aula

13 nov

Esse é um post ESPECIAL para aqueles que vêm para Dublin esperando milagre!

Sempre vejo alguém (especialmente nas redes sociais) reclamando que o inglês não está melhorando, que em Dublin só tem brasileiro…. Também vejo gente que pensa assim, ó:

Vou para a Irlanda!!! Não sei falar nem meu nome em inglês, mas se eu fizer um monte de amigo brasileiro e morar com brasileiro e falar português na sala de aula e comprar comida na lojinha brasileira e for pra Diceys na terça, pro pagode no Australiano na quarta, pro sertanejo no Turk’s Head na sexta, em 1 mês vou tá fluente!  E ó, rapindinho eu arrumo um trampo!” 

Só que não! #NOT

Se você quer aprender inglês de verdade, não tem nada nem niguém que o impeça. E, juro!, em seis meses você vai mesmo estar fluente, mas a atitude tem que ser diferente dessa aí acima. 

Quem quer aprender não vem aqui só pra passear, pra tomar Guinness e ouvir U2. Afinal, intercâmbio não é turismo! 

Só que aqui em Dublin tem um monte de mané que só pede informação para a recepcionista brasileira da escola porque ela é a única que fala português; que procura no Facebook o dentista brasileiro, o cabeleireiro brasileiro, o taxista brasileiro, o cara que conserta computador brasileiro, porque tem vergo-inha do seu inglês e acha que, mesmo assim, um dia falar inglês perfeitamente… Amigo, desculpa, você está jogando seu dinheiro no lixo! 

Infelizmente dá viver em Dublin só falando português, se você quiser! Mas um ano passa rápido e, depois de um ano de intercâmbio, você volta pra casa com o mesmo inglês que chegou. Vale mesmo a pena?

Conheço gente que está aqui há três, outros que estão há oito anos morando nesse país, com um nível de inglês que dá vergonha. 

Como eu não estou aqui só para dar puxão de orelha, vou ajudar você que não acredita em milagres e que sabe que o seu inglês só vai melhorar se você trabalhar duro para isso. Para você que já entendeu que além de ir pra aula, tem que chegar em casa e estudar mais! E também para você que quer estudar inglês em casa, sozinho, de graça, aí no Brasil mesmo.

Estudando inglês em casa:

Quem quer, aprende! Não precisa nem ir pra escola. Sugiro que você compre um bom livro de gramática e talvez mais um para aprender vocabulário e mande ver nos estudos.  Não precisa gastar muito!

Livros de exercícios

A Universidade de Cambridge tem uma coleção de livros chamada “English in Use” que é excelente para quem quer estudar por conta própria.

A coleção tem um livro para cada uma das habilidades que você precisa dominar em inglês: Gramática (English Grammar in Use), Vocabulário (English Vocabulary in Use), Pharsal Verbs (English Phrasal Verbs in Use), Expressões (English Idioms in Use) e Pronúnica (English  Pronunciation in Use), do nível elementar até o avançado.

Ótimo livro para aprender inglês

Cada assunto abordado traz explicações na página par e exercícios para você praticar na página ímpar e as repostas estão no final do livro para você chegar os seus erros e acertos. Cada livro vem também com CD com exercícios extras.

Eu comprei o English Grammar in Use logo que cheguei em Dublin e me ajudou muito.

Livros de leitura

Procure por livros da Penguin Readers ou Macmillam Readers. Estas duas editoras são especializadas na publicação de livros para quem está aprendendo inglês.

Há centenas de títulos diferentes para cada nível de inglês, do iniciante ao avançado,  conforme a complexidade de cada texto. Assim o leitor pode fazer uma escolha compatível com o seu estágio de aprendizado.

Alguns livros vem com audio CD e suplemento didático com exercícios para você praticar o que você aprendeu através da leitura. 

Livros para o seu nível de inglês Macmillan

“Como não aprender inglês”

Amo esse livro!

Além de te ensinar a como não aprender inglês, o livro é muito divertido e vai te tirar de várias roubadas.

Escrito por um experiente professor de inglês radicado no Brasil desde 1967, o livro dá dicas de como  evitar o “embromation” que nos brasileiros teimamos em usar, em situação nas quais traduzimos literamente do português, ao nos comunicar em inglês.

Dicas prática para aprender inglês

Aprenda inglês online:

English Central – site com uma tonelada de vídeos (comerciais de tv, documentários, entrevistas com personalidades, etc) com os quais é possível treinar a pronúncia das palavras e aprender vocabulário.

Duolingo – oferece lições de vocabulário e gramática, com mais ênfase na parte escrita do que na oral. No início parace muito fácil, mas é bom para estudantes (a partir do nível intermediário) identificarem aonde ainda cometem erros e corrigí-los.

LiveMocha – é uma rede social para quem quer aprender línguas (alemão, francês, grego, espanhol, mandarim, etc.) A maioria dos cursos são gratuítos mas existe também uma versão paga (Active Course). As lições de texto e de gravação de áudio são avaliadas por outros membros comunidade do LiveMocha, por exemplo você pode pedir que um americano que esteja aprendendo português avalie as suas lições e você avalia a deles.

English Experts – blog em português que acabar com qualquer tipo dúvia que você tenha sobre gramática, ortografia, phrasel verbs e expressões idiomáticas.

CNN podcast – ótima variedade de audios sobre qualquer assunto que você imaginar, desde política passando por negócios, esportes, entretenimento e muito mais. Excelente para treinar a compreensão oral e os diferentes sotaques falados em inglês.

Many things – quer aprender inglês brincando? Então esse site é para você. Palavras-cruzadas,  forca, caça-palavras são alguns dos exemplos de games que o site oferece para que você melhore o seu vocabulário de maneira divertida.

Inglês no supermercado – outro blog cheio de dicas de inglês para você usar no dia-à-dia.

Músicas + filmes + séries de TV + video game

Do mesmo jeito que tem gente que passa oito anos na Irlanda e não aprende nada, tem gente que aprende inglês sem sair da sala de estar. Tive um namorado que aprendeu inglês jogando video game e assistindo Friends. Vai do esforço de cada um.

A combinação músicas + filmes + séries de TV + video game é excelente para ampliar vocabulário, aprender gírias e expressões coloquias, treinar pronúncia e compreender os diferentes sotaques.

Se você tiver dificuldade no início, use legendas em inglês para assistir filmes e séries. Ajuda muito!

Ouça rádio sempre que tiver oportunidade. Além de se manter informado, você treina compreensão oral.

Grupos e clubes de conversação gratuítos em Dublin

Em Dublin existem um monte de Clubs gratuítos de conversação em inglês. Há grupos dedicados especialmente ao público gay e outros que incluem  sessão de cinema, degustação de chás e até churrasco!

Pesquise esse site, em inglês (aproveita e já vai treinando!) para saber onde os clubes estão acontecendo.

Também existem grupos de conversação nas bibliotecas públicas de Dublin. Basta ir até uma das bibliotecas espalhadas pela cidade, levar um comprovante de residência (pode ser a carta de matrícula da sua escola) e fazer a carteirinha de membro. 

Descubra qual a biblioteca mais perto de você e os horários dos grupos de conversação no site da prefeitura.

Aproveite as oportunidades do dia-a-dia

Você veio para Dublin porque aqui se fala inglês, certo? Então porque raios você quer falar português em todo lugar que você vai?

Evite fazer amizades apenas com brasileiros. Em Dublin há pessoas de todas as partes do mundo. Se um dia você estiver perdido, peça informação para aquela pessoa que você tem certeza que não é brasileira.

Deixe um pouco de lado o patriotismo e vá ao cabeleireiro, ao açogueiro irlandêses… Pegue os taxis das ruas ao invês de ligar para o transfer brasileiro… Vá aos bares afastados do centro. Os locais (irlandeses) não bebem no Temple Bar porque é caro!

Se misture! Submerja na cultura Dubliner!

Aproveitem essas dicas e depois venham aqui me contar como o inglês melhorou! Bons estudos!!!

17 Respostas to “Aprenda inglês [também] fora da sala de aula”

  1. Carolina dezembro 5, 2013 às 9:38 pm #

    Muito legal, gostei de saber desse site onde podemos encontrar os grupos de conversação. É fato, só depende de nós mesmos! Adoro seu blog🙂

  2. Sabrina Cypreste janeiro 24, 2014 às 7:23 pm #

    ótimo trabalho, Ana Paula, um dos melhores sites sobre Dublin. Dicas certeiras com escrita correta e de fácil entendimento. Já está salvo nos meus preferido! Parabéns!!! Embarco em setembro e adoraria conhecê-la.
    Beijos e Boa Sorte!!

    • Ana Paula Marques janeiro 24, 2014 às 8:23 pm #

      Obrigada Sabrina!

      Onde você vai estudar? Tomara que a gente se encontre aqui em Dublin.

      Beijos

  3. Sabrina Cypreste janeiro 24, 2014 às 8:46 pm #

    Vou estudar na Delfin, fico as 2 primeiras semanas na acomodação da escola e depois já sei que é ralação para conseguir um lar, por isso estou lendo tudo que posso, já me matriculei no cursinho para ir desenferrujando o inglês, estou lendo em inglês, vendo todos os vídeos que encontro sobre o assunto, mas preciso aprofundar sobre emprego(visitar os sites) e acessar tb os sites de moradia para ir me habituando. Como eu só vou em setembro, estou tentando com a minha agência para ela me colocar em contato com outros “intercambistas” que embarquem próximo a mim para procurarmos juntos, ou quem sabe já alugar daqui com ajuda dela. Não sei se isso é possível. Estou pensando tb em aprender alguma função nova para ajudar no emprego, como por exemplo: aprender a fazer unha, um cursinho de garçonete, ainda não sei direito. Aqui no Brasil trabalho como secretaria a anos, tenho registro na profissão e faculdade, mas sei que não conseguirei um emprego nas mesmas condições e isso não me aflige. O que desejo é um emprego honesto que eu consiga me financiar pelo menos uns 2 anos, já que somos obrigados a levar a grana pros 6 primeiros meses e mais um pouco. Let’s keep in touch!! Me add no FB. Vamos trocar figurinhas. Obrigada!!

    • Ana Paula Marques janeiro 24, 2014 às 8:49 pm #

      Mto bom! É isso aí! Vc está fazendo tudo direitinho. Não te achei no Face. Me procura lá: Nana Marques a mesma foto do About aqui do blog.

      Bjs

      • Sabrina Cypreste janeiro 24, 2014 às 9:04 pm #

        Bom saber q estou fazendo tudo certo! De qq forma ainda quero conversar muito sobre isso…. O que achou da minha escola? Já já te add no FB. BjO

      • Sabrina Cypreste janeiro 27, 2014 às 1:56 pm #

        Ana Paula, te mandei msg no face, agora é só vc aceitar [Sabrina C Dutra]. E ai, vc conhece a minha escola, Delfin?

      • Ana Paula Marques janeiro 27, 2014 às 2:31 pm #

        Oi Sabrina, conheço a Delphim só pelo o que os outros falam. A escola tem uma boa reputação. Acredito que vc está em boas mãos!

      • Sabrina Cypreste janeiro 29, 2014 às 8:50 pm #

        Ana Paula, veja minha mensagem inbox!

      • Ana Paula Marques janeiro 29, 2014 às 10:53 pm #

        Sabrina, não recebi sua mensagem.

      • Sabrina Cypreste fevereiro 3, 2014 às 11:49 pm #

        Poxa, não sei pq vc não consegue receber minhas mensagens! Te enviei por aqui o link do meu face. Let’s keep in touch!😉 To tão ansiosa para começar a viver isso tuuuuudo… BjO

  4. Beto Mineirinho fevereiro 1, 2014 às 5:00 pm #

    Saudações a todos! Muito boas as dicas para aquele que quer entender a língua inglesa, “congratulations”! Possuo um desafio para vocês: Há algum lugar em que conseguimos achar uma lista com os 30 iniciais números cardinais em inglês? Mantenha o fantástico atividade, quero dizer, keep up the good work!

  5. Patricia Cunha março 19, 2014 às 5:56 pm #

    Amei suas dicas! E adorei o blog! Estou indo prai dia 5!
    Posso te adicionar no fb?
    Beijos!

  6. Patricia junho 2, 2014 às 12:58 am #

    Nossa!! Maravilhoso esse blog, bem complexo nas informações e fala de tudo um pouco…adorei!! Parabéns Ana, tem ajudado muitas pessoas que pretendem ir à Irlanda estudar🙂

  7. Atsuhiro Teshima agosto 1, 2014 às 12:49 pm #

    Para aprender Inglês falado, Eu recomendo LingualBox também.

  8. cristiane.limagalvao1@gmail.com julho 5, 2015 às 7:15 pm #

    Excelentes dicas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: