Custo de vida na Irlanda

29 ago

O custo de vida na Irlanda varia, especialmente, de acordo com o lugar escolhido para morar e com o estilo de vida de cada um.

Mas no geral, o custo de vida irlandês, pode ser medido através das despesas mensais que incluem aluguel, eletrecidade/aquecimento, alimentação, transporte e lazer.

Alugueis são mais baratos em regiões afastadas do centro de Dublin. No entanto, você terá um gasto adicional com transporte para se locomover de casa para o trabalho ou para a escola.

Se você está se mudando para Dublin, tenha em mente que nos primeiros meses você provavelmente terá gastos adicionais com roupas apropriadas para o inverno europeu, utensílios domesticos  e celular/chip. Também tenha uma reserva para casos de emergência, caso você precise comprar remédios, por exemplo.

Vou tentar mostrar o quanto, mais ou menos, uma pessoa gasta com cada um desses items aqui na Irlanda.

Aluguel

Esse é o item “mais caro” da sua lista, mas os preços podem oscilar muito. É possível encontrar de tudo, desde apartamentos recém construídos por valores bem acessíveis até residências mal conservadas, do século XV, por preços astronômicos.

Anúncio do Daft.ie  Quarto compartilhado, em Dublin 7

Anúncio do Daft.ie (08/08/2013) – Quarto compartilhado, em Dublin 7, por € 195/mês

O bacana é que, diferente do Brasil, aqui as casas são alugadas praticamente toda mobiliada, com fogão, geladeira, máquina de lavar, cama, sofá,  etc.

Outra coisa que muita gente que chega não sabe.  Quando você aluga uma casa, você tem que pagar um depósito no primeiro mês, normalmente no mesmo valor do aluguel. Ou seja, você paga o primeiro aluguel em dobro. 

Esse valor é cobrado pelo dono como uma forma assegurar que você cuidará do imóvel e, quando você se mudar, se tudo estiver em ordem, o valor deverá devolvido integralmente.

A minha dica é que antes de se mudar para a Irlanda, você pesquise quais as melhores regiões para morar, onde é seguro onde não é, se há facilidades como supermercado e farmácias nas redondezas, e os valores dos aluguéis por região.

Anúncio do Daft.ie quarto de casal

Anúncio do Daft.ie (08/08/2013) – Quarto de casal, em Dublin 3, por €395/mês

Quanto mais conhecimento você  tiver, menor as chances de ser pego de calças curtas.

Veja alguns sites onde você pode procurar lugar para morar:

Daft.ie
Rent.ie
Let.ie
My Home.ie

Energia elétrica, aquecimento e lixo.

Energia elétrica é um gasto que também varia, mas esta variação ocorre de acordo com as estações do ano.  Como o inverno é rigoroso na Irlanda, é normal gastar mais durante esse período pois, na maioria das casas, o aquecimento é elétrico. O aquecimento em algumas casas pode ser à gás, mas é menos comum.

Uma casa com quatro pessoas gasta em torno de € 160 a cada dois meses (as contas de energia são bimestrais na Irlanda), no inverno. Ou seja cada indivíduo vai pagar em torno de € 40.00. Durante verão a conta pode cair pela metade se você conseguir economizar bastante.

Uma dica! Na Irlanda a energia elétrica é mais barata após as 23 horas e aos domingos. Deixe para lavar e passar as roupas durante esses horários! 

Aqui na ilha esmeralda paga-se pela coleta de lixo. De maneira geral as empresas que coletam o lixo cobram um valor de € 5.00 por vez que o seu lixo é recolhido, então se você coloca o seu lixo uma vez por semana para coleta, você vai gastar mais ou menos € 20 por mês.

Quer saber mais sobre como funciona a coleta de lixo na Irlanda? Dá uma olhada no post do blog Vida na Irlanda

Supermercado

Comida também pesa bastante nas despesas mensais. Veja a tabela com os valores mais baratos para cada ítem, nos dois principais supermercados de Dublin.

Preços alimentos supermercados Dublin

Preços pesquisados em agosto/2013.

Preço Pao leite supermercado Tesco

Comendo fora ou pedindo comida

  • Mc Donalds  (Big Mc meal) – € 6.35
  • Starbucks Café (Cappuccino) – € 2.90, (Americano) €2.40, (Croissant) € 1.70
  • Irish pub no Temple Bar (Pint de Guinness ) – € 5.50 (em média)*
  • Apache Pizza  (qualquer pizza) –  € 9.99 (+ taxa de entrega)
  • Leo Burdock – (Fish & Chips meal) – € 9.50 (+ taxa de entrega)

* O Temple Bar é, provavelmente, a região mais cara para se beber em Dublin. Fuja! Pub é o que não falta na cidade, em cada esquina tem um. Para saber qual o pub mais próximo de você e em qual a cerveja é mais barata, vale baixar o app Pint of Plain

Transporte

O valor da passagem de ônibus e do trem de superfície (o Luas) é cobrado por distância. Quanto mais longa a viagem, mais alto o preço da passagem (óbvio!)

A passagem do Luas varia de € 1.60 (adulto, somente ida) à € 5.10 (adulto, ida e volta).

O passageiro não precisa passar por catraca ou por cobrador. É só comprar o ticket e entrar no trem. Sempre tem os espertinhos que acham que podem andar de Luas de graça! Mas, de vez em quando, fiscais entram no trem, especialmente nos horários de pico, para conferir se todo mundo tem bilhete. A multa para quem anda de Luas sem o bilhete é de € 45.00. E se a multa não for paga você corre o risco de ser processado. Não vacile!

Já a passagem do Dublin Bus fica entre € 1.65 (de 1 a 3 paradas) e € 2.80 (mais de 13 paradas).

Os ônibus em Dublin não tem cobrador. É o motorista mesmo que cobra a passagem. Para saber o valor correto a pagar, diga ao motorista o seu destino e ele vai  te dizer o valor a ser pago. Tenha moedas, pois você tem que pagar o valor exato, o motorista não te dará troco.

Celular e Internet

Um plano de € 30.00 por mês ou o mesmo valor em créditos são mais do que suficiente. Dá pra ligar pro Brasil uma vez por semana (desde que você não fique a vida toda batendo papo com sua mãe. Use o Skype, Whatsapp, Facetime pra isso!)

Quase todas as companhias de celular oferecem planos com internet inclusa e ligações gratuítas para telefones da mesma operadora.

As operadoras mais populares entre os brasileiros são Vodafone e Lycamobile que cobram bem pouco por ligações internacionais.

Um plano de internet (broadband) de 100mb sai por cerca de € 49.00 e dividindo pelo número de moradores da casa sai uma pechincha por mês. UPC, eircom e Sky são as melhores opções.

Lazer e amenidades

  • Ticket de cinema – entre € 8.50 e € 9.00 (inteira) e entre € 6.20 e € 7.60 (estudante)

Principais salas de cinema de Dublin:

  • Plano de academia – entre € 130 e € 350 (plano de 6 meses)

Algumas academias em Dublin:

  • Baladas e night clubs – € 10.00 (entrada), em média
  • Corte de cabelo – € 10.00 (masculino), € 40.00 (feminino), em média
  • Manicure –  € 20.00, em média
  • Jornal – € 1.90, em média
  • Livros –  € 12.00, em média
  • Cigarros – € 9.00 (maço com 20), em média*

*Brasileiros normalmente trazem cigarros do Brasil e vendem por valor mais em conta em comunidades no Facebook. É proibido fumar em lugares fechados como bares, clubes e restaurantes em Dublin. Mas quase todos possuem área aberta para fumantes.

Para concluir, já que o texto está enorme, uma pessoa não muito consumista consegue viver com cerca de € 600 por mês. Sendo: 

€ 300 de aluguel; € 40 celular; € 80 de supermercado; € 40 de internet; € 20 de eletrecidade e aquecimento, € 20 da coleta de lixo e mais € 100 para os outros gastos com roupas, remédios e lazer. 

44 Respostas to “Custo de vida na Irlanda”

  1. Daniel Ramos agosto 29, 2013 às 11:53 pm #

    85c 1 litro de leite…82c pão…
    nossa, no brasil um pão desse que parece integral nao e menos que 3 reais, 1 litro de leite “pasteurizado” aqui é R$3,50….kkkkk, o brasil eh o pais mais caro pra se viver, aqui tudo alem de ser caro, tudo nao funciona e ganhamos pouco..! Se não fosse a conversao da moeda, daria pra fazer milagres com um salario minimo brasileiro la fora…(

  2. escritaterapia agosto 30, 2013 às 10:47 am #

    Companheiro, você pode comprar o Big Mac Meal por 5 euros se você for estudante! Sem falar no voucher de duas refeições por, aproximadamente, 8 euros!😉
    Espero que ajuda a reduzir ainda mais seus gastos.

    • Daniel Ramos agosto 30, 2013 às 1:12 pm #

      Verdade! Por isso que muita gente que “vai” não quer nem saber de voltar…rs!

      • escritaterapia agosto 30, 2013 às 1:35 pm #

        Pois é! Aqui a vida é justa! Se você ganha o mínimo, você tem o mínimo de tudo; de roupa, de casa, de comida, de lazer… enfim. Você faz tudo, mas faz sem luxo. No Brasil, se você tem o mínimo, dependendo do estado, você não paga nem o aluguel da sua casa.😦

      • Daniel Ramos novembro 27, 2013 às 10:57 pm #

        To louco pra sair chutado daqui…

    • Rodrigo Fabiano maio 16, 2014 às 6:42 pm #

      Boa tarde,estou querendo ir para a Irlanda, a trabalho e ganhar um dinheiro, pois vejo que a vida aqui no Brasil naum esta muito boa, tem como vc me tirar algumas duvidas a respeito de como eu devo ir para este pais. A respeito de ir para a Irlanda tenho que ir por intercambio? Nao tem outro jeito, como faço para me legalizar caso eu va como turista?
      Meu e-mail é rodriguinho2003@hoitmail.com , se possível me ajude a esclarecer estas duvidas, desde ja muito obrigado

      • Ana Paula Marques maio 18, 2014 às 10:57 pm #

        Oi Rodrigo,

        se você vier como turista, você poderá ficar na Irlanda por um período máximo de 90 dias.

        Com um visto de estudante, você terá direito a ficar um ano e poderá prorrogar o visto por uma máximo de 3 anos.

        Você pode também tentar um visto de trabalho, o que é muito difícil de conseguir, mas você pode tentar. Dá uma busca no blog por “trabalho” que você vai encontrar mais informações sobre esse assunto.

        Boa sorte e obrigada pela visita!

  3. Rodolfo agosto 31, 2013 às 9:36 am #

    Parabens pela materia,muito bom! Adorei🙂

  4. Suellen Lopes setembro 17, 2013 às 8:10 pm #

    Parabéns, seu blog esta sendo de grande ajuda!!! Pretendo em janeiro fazer um intercambio em Dublin. Você poderia me indicar uma casa para morar? Conhece a escola The english academy?
    Agradeço pelas informações de grande importância que repassa pra gente. Meu inglês é básico e meu intuito e aprimorar o idioma. Se não for pedir muito poderíamos trocar informações por e-mail?

    • Ana Paula Marques setembro 17, 2013 às 8:15 pm #

      Oi Suellen, vou te mandar um email daí vc me responde com as dúvidas que vc tem.
      A The English Academy é uma escola mto boa e não tem mtos brasileiros, até onde eu sei.
      Quanto a casa eu sugiro que vc dê uma olhada nesses sites que são citados no post e também em grupo que existe no Facebook que chama “classificados Dublin” onde brasileiros postam vagas. É bom para que não manja mto de inglês e não entende oq os anúncios dos sites dizem.

      Abraços
      Ana

      • Angélica outubro 30, 2013 às 6:21 pm #

        Parabéns Ana Paula Marques, seu blog é muito bom!

        No ano que vem irei me formar e pretendo em seguida ir para Dublin estudar inglês… tô lendo seu blog que nem doida rsrs, amandado cada matéria =)
        me passa seu e-mail por favor?

        Bjus

  5. Carolina novembro 7, 2013 às 2:41 pm #

    Nossa, descobri o blog por agora..muito bom, parabens! Continue pois assim ajuda muitos,que assim como eu, em breve estarão nessa terrinha ai! Thanks a lot🙂

  6. Ivo Martins novembro 7, 2013 às 5:33 pm #

    Bom gente em pouco tempo estarei embarcando para Dublin
    se alguem tiver alguma rede social para interagir e quem sabe
    até conviver ou fazer amizades podem passas por favor
    estou indo mais com um pouco de receio mas se não ouver
    dor não tem gloria néh bjos a todos ai

  7. julianamundoafora novembro 26, 2013 às 11:04 pm #

    Seguindo…🙂

    • Ana Paula Marques novembro 26, 2013 às 11:19 pm #

      Obrigada, Juliana!

      • Robson Odilon abril 9, 2014 às 12:25 pm #

        Ana, tudo bem.

        Estou querendo estudar inglês na Irlanda e ficar no mínimo 6 meses. Poderia me passar o seu facebook ou e-mail para tirar algumas duvidas?

      • Ana Paula Marques abril 11, 2014 às 12:24 pm #

        Olá Robson, vou te mandar um email pra gente conversar. Bjs!

  8. Michele abril 19, 2014 às 3:55 pm #

    Ola parabens estou amando seu blog….
    Pretendo ir p Irlanda tbm vc tem alguma agencia ou escola p me indicar? Obrigada

    • Ana Paula Marques abril 23, 2014 às 11:14 am #

      Oi Michele, obrigada pelo seu comentário. Eu normalmente não gosto de recomendar escolas até porque eu trabalho em uma e fica paracendo que eu estou fazendo o papel de vendedora e essa não é a minha intenção aqui no blog.
      Mas procure por escolas que tem o Acels que é a acreditação do governo irlandês e evite escolas muito baratas, pois o barato acaba saíndo caro!

  9. Ana Paula Lemos abril 29, 2014 às 8:36 pm #

    Oi Ana Paula!
    Adorei seu blog, realmente serviu e vai servir muito pra mim futuramente! =)
    Eu e meu namorado gostaríamos de ir para Dublin, queria aprimorar mais meu inglês e arrumar um trabalho lá, faço faculdade de Relações Internacionais, mas gostaria de trabalhar como au pair, já que como eu vou para um país que não conheço, tenho que começar “de baixo” e esse trabalho pra mim seria ideal, pois gosto de crianças e seria uma experiência incrível na minha vida. No caso do meu namorado, ele não fala muito inglês, mas pesquisamos algumas coisas e interessaria à ele trabalhar em um “pub”. O que você acha? Pra ele que não fala inglês seria bom? Mas aí ele também queria fazer um curso pra aprender gramática, vocabulário, essas coisas.
    Teria como você me passar o seu e-mail? (Se não for muito incômodo, claro rs)
    Porque eu quero saber de tudo: alugar casa, qual seria uma boa localidade, coisas do tipo.
    Aguardo sua resposta.

    • Ana Paula Marques abril 30, 2014 às 11:26 am #

      Oi Ana Paula, obrigada pela sua mensagem.

      Se você gosta de crianças, tenyho certeza que você vai se dar muito bem comom aupair. Quanto ao seu namorado, para trabalhar com público em um pub, é importante que ele consiga se comunicar em inglê. Que tal você estudarem juntos, em casa mesmo, antes de vir para Dublin. Se você sabe um pouco mais do que ele, você pode ajudá-lo. Nem precisa pagar curso nem nada. veja esse post no qual eu dou umas dicas de como estudar inglês fora da sala de aula – https://sabaticandoemdublin.wordpress.com/2013/11/13/aprenda_ingles/

      Você pode me mandar um email através do formulário de contato, aqui no blog. Escreva que eu respondo rapidinho, prometo!

      Abraços
      Ana

      • Ana Paula Lemos abril 30, 2014 às 7:39 pm #

        onde tem esse formulário de contato?rs
        tô perdida! fiz o cadastro desse blog ontem, só por sua causa mesmo. hahahahaha

      • Ana Paula Marques abril 30, 2014 às 7:45 pm #

        Acho que é mais fácil vc me mandar um email no nanamarquesb@hotmail.com 😉

        Abraços!

  10. Isabella julho 1, 2014 às 2:46 pm #

    Oi Ana Paula. Eu e meu namorado queremos fazer intercâmbio por aí, e ficar 1 ano. Pretendemos procurar um emprego e quem sabe estender o tempo de moradia. Estamos querendo juntar uma grana e eu queria saber quanto você acha que iremos gastar para ir e ficar tranquilos até conseguirmos um trabalho? Também queria dicas de agências aqui do Brasil que fazem esse intercâmbio para Irlanda.
    Abraços

  11. Leandro Borges julho 7, 2014 às 11:38 pm #

    Boa Noite a Todos.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de ir para a Irlanda pois a vida aqui não esta nada fácil,tenho um currículo bom até,mais meu problema é o inglês entendo muito pouco,mais tenho atitude o suficiente pra ir e aprender pois vontade todo mundo tem mais atitude são poucos.
    Meu e-mail esta abaixo pra quem puder me ajudar.
    Agradeço desde já.
    le.borges93@live.com

    • Ana Paula Marques julho 10, 2014 às 6:49 pm #

      A melhor forma é vir de avião, Leandro…. hahaha brincadeira!

      Depende de quais são os seu objetivos aqui, se você quiser só passar um tempo e estudar inglês, você pode comprar um curso de acordo com as regras da imigração e tirar o visto de estudante quando já tiver aqui. Agora se você quiser vir para viver para sempre mesmo, as coisas são mais díficeis, pois não europeus não tem direito de morar aqui na Irlanda, a não ser que você seja casado com um europeu/irlandês ou tenha um contrato de trabalho com uma empresa irlandesa.

      É isso! Abraços e obrigada pelo visita!

  12. Stephanie Verissimo (@sverissimo) julho 19, 2014 às 1:54 am #

    Olá Ana, seu blog é fantástico, bem realista, o que nos mostra que realmente as experiências são únicas. Bom, estou planejando um intercâmbio de um ano para o ano que vem, bem meu nível de inglês é intermediário, atualmente trabalho em uma empresa multinacional, já fiz vários cursos fora do país, já fui a trabalho fora do país, resumindo me me viro bem..rs..meu plano seria aperfeiçoar inglês, e depois partir para um curso superior, mas tira uma dúvida, não terei grana pra bancar TODO esse tempo só estudando então(infelizmente), então você acha possível cursar ensino superior e trabalhar ao mesmo tempo? ou melhor seria trabalhar juntar uma grana e depois cursar o ensino superior? Obrigada de antemão pela ajuda.
    Ahh eu sou técnica mecatrônica com experiência, você acha possível arrumar algum emprego em 6 meses?
    Obrigada novamente.
    Abs,
    Stephanie

    • Ana Paula Marques julho 24, 2014 às 11:01 pm #

      Olá Stephanie,

      eu acho completamente viável fazer um curso superior e trabalhar ao mesmo tempo, por que não?
      Os irlandeses fazem isso, porque você não conseguiria.

      O importante é você vir com alguma reserva para você conseguir se manter até arrumar um emprego. Depois é só alegria!

      Boa sorte e sucesso para você!

  13. Cristiane Trindade setembro 30, 2014 às 5:08 pm #

    Olá!
    Pretendo ir para a Irlanda no inicio de Dezembro, para ficar dois meses, pretendo ir a estudo, e aproveitar as férias da faculdade, gostaria de saber como funcionam as aulas já que os dias são mais curtos que o comum.
    Obrigada desde
    Meu email é cristrindade93@gmail.com

  14. Iris Boaventura outubro 30, 2014 às 4:44 pm #

    Ana,

    Boa tarde.

    Sobre o cigarro (Até pensei em parar de fumar, maaaas sei quem é promessa em vão) é permitido levar uma caixa (com 20 maços) para Dublin? é permitido por lei?

    • Ana Paula Marques novembro 4, 2014 às 9:33 pm #

      Oi Iris, você pode trazer até 10 maços. Se você trouxer mais do que essa quantidade e for parada para chegagem de bagagem no Customs (alfândega) terá que pagar multa.
      Abraços!

  15. Denise Araújo novembro 10, 2014 às 6:30 pm #

    Olá Ana, vou pra Dublin em julho e agosto de 2015 aperfeiçoar o inglês. Nos fins de semana quero viajar pela Europa, conhecer outros países. Estou contando que mil euros dê pra isso. O que acha? Hospedagem e escola já pagas. Obrigada

    • Denise Araújo novembro 10, 2014 às 6:31 pm #

      Mil euros por mês

    • Ana Paula Marques novembro 10, 2014 às 6:34 pm #

      Com hospedagem e escolas pagas, esse dinheiro dá tranquilo Denise. Só não pode esbanjar mto nas viagens de final de semana. Procure pelos voos promocionais da Ryanair para as suas viagens!

  16. Marivalda novembro 11, 2014 às 7:12 am #

    Parabéns pelo blog e pela sua dedicação em responder e tirar as dúvidas das pessoas, quiçá no mundo tivesse mais pessoas como vc!

  17. Tamires dezembro 4, 2014 às 5:05 pm #

    Ola Ana,

    Você pode me mandar um e-mail para que eu possa tirar algumas duvidas sobre escolas
    de inglês?

    Bjs

  18. Rita Veloso janeiro 2, 2015 às 6:18 pm #

    Olá Ana! Boa tarde!! Vou te fazer uma pergunta, não sei se é ridícula, mas tenho dúvidas rsrs. Caso fique em Dublin como estudante conforme vc explicou, 6 meses, prorrogável por mais 6, e antes que complete o ano, eu precise voltar ao Brasil mas tenha possibilidade de voltar logo em seguida, existe a possibilidade de continuar a vida em Dublin após o retorno?? Como funciona essa entrada no País?? Espero que tenha entendido e que possa esclarecer rs. Se puder me passar informações sobre a escola eu agradeço (ritaveloso80@gmail.com). Abraço e feliz 2015!!!

  19. luciana abril 5, 2015 às 3:23 am #

    oi eu tenho uma duvida , eu e meu namorado queremos ir pra dublin gostariamos de saber quanto custa em media o aluguel e se esse valor da academia 130 euros é por mes ou pelos 6 meses ?

  20. luiz antonio junho 21, 2015 às 7:19 pm #

    muito boa as dicas deixadas aqui , amei!

  21. FARIAS outubro 7, 2015 às 12:24 pm #

    boa tarde ANA PAULA MARQUES. GOSTARIA DE SABER QUAIS O BAIRROS DE QUE VC CONSIDERA SEGURO E COM UM CUSTO MAIS BAIXO DE ALUGUEIS. BEM COMO SITE AONDE POSSO BUSCAR TRABALHO. OBRIGADA. farias.20000@hotmail.com

  22. Juan outubro 26, 2015 às 10:18 am #

    Muitos desses gastos podem cair de VC dividir o ap com um ou dois amigos. Aluguel por exemplo cairia para €100. Internet tbm poderia se dividida.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Imigração: 3 mil Euros para duas pessoas | Sabaticando em Dublin - maio 20, 2014

    […] primeiro mês de intercâmbio é o mês em que se gasta mais. Supermercado, aluguel (o primeiro aluguel é dobrado na Irlanda) e outras coisas. Ter um dinheiro extra no primeiro mes é […]

Deixe uma resposta

