Comida Irlandesa

30 jun

Assim como a culinária brasileira, que tem influência especialmente da cozinha portuguesa, africana, italiana e indígena, a culinária irlandesa sofreu bastante interferência da cozinha inglesa (foram 800 anos de domínação). Muitos pratos típicos irlandeses também são encontrados na Inglaterra e demais países do Reino Unido.

Rica e saborosa, com uma variedade grande de pratos com carnes e frutos do mar, a cozinha típica irlandesa tem como base a batata. Assim como o nosso arroz e feijão, a batata está  presente diariamente nos pratos das famílias irlandesas.

A batata foi introduzida na ilha esmeralda na segunda metade do século XVI e inicialmente era cultivada nos jardins das casas.

Durante a Great Famine (a Grande Fome Irlandesa), que ocorreu entre 1845 e 1852, mais de um milhão de irlandeses morreram de fome e outro milhão foi obrigado a imigrar devido a uma contaminação na batata causado por um organismo semelhante a um fungo.

Como a alimentação, especialmente dos mais pobres, era quase que exclusivamente à base de batata, a população irlandesa se viu absolutamente sem ter o que comer. Outros alimentos cultivados na ilha eram enviado à Inglaterra que cobrava um pagamento pelo domínio da terra.

Ao final desse triste período histórico, a população do país estava reduzida em 25%.

Comida irlandesa café da manha

Mas o povo irlandês nunca deixou de comer batata. É como uma paixão. Meu namorado, que é irlandês, acha um absurdo brasileiro comer dois carboidratos diferentes juntos, arroz com fritas por exemplo, mas acha super normal comer purê de batata com batata assada.

Além da batata como acompanhamento para quase tudo, a culinária irlandesa apresenta algumas peculiaridades.

café da manhã irlandês ovos bacon

Com um café da manhã deste, você não precisa comer mais pelo resto do dia.

Irish breakfast  – esse talvez seja o principal prato típico da Irlanda, e o mais conhecido internacionalmente. Na verdade não se trata de um prato e sim de uma refeição em si.

O café da manhã irlandês geralmente contém bacon e salsichas fritos ou grelhados, ovos, black and white pudding (morcela preta e branca), feijão – SIM! ELES COMEM FEIJÃO NO CAFÉ DA MANHÃ – e cogumelos. E pode ainda incluir tomates fritos, pão de batatas ou batatas fritas à francesa.

Como o Irish breakfast é uma refeição pesada e precisa ser preparada, ela fica mais restrita aos finais de semana, quando os irlandeses tem mais tempo para cozinhar.

Mingau de aveia, opção saudável para o café da manhã

Mingau de aveia, opção saudável para o café da manhã

Durante a semana o Irish breakfast pode ser substituído pelo Porridge, que nada mais é que um mingau de aveia. Pode ser comido puro ou  com alguma fruta como banana, amoras, morangos ou mirtilo. O Porridge é uma opção saudável ao tradicional Irish Breakfast.

Irish stew (guisado irlandês) – o guisado irlandês é preparado com carne de vaca ou carneiro e legumes, normalmente cenoura, cebola e batatas (claro!). É como uma sopa porém com uma consistência mais encorpada. Algumas receitas levam cevada que é o ingrediente que faz com que o caldo engrosse. É um prato que combina muito bem com o clima frio da Irlanda. Realmente muito gostoso.

Irish Stew tradicional ensopado

Perfeito para o clima frio da Irlanda

Fish & Chips este é um daqueles pratos que é tão famoso na Irlanda quanto na Inglaterra e é impossível creditar a origem dele a um ou ao outro país. Os irlandeses vão dizer que a origem é irlandesa e advinha o que os ingleses vão dizer…

O Fish & Chips consiste em um filé de peixe frito empanado, pode ser bacalhau ou Haddock (Eglefim) frescos ou defumados, acompanhado por uma porção de batatas fritas.

O Fish & Chips é como a pizza no Brasil, aquela comidinha favorita de final de semana. É só passar no Takeaway (lanchonete sem mesas para sentar e comer), fazer o pedido e levar pra casa.

Comida Peixe batata frita

Ninguém sabe dizer se na verdade é irlandês ou inglês

Mas fique tranquilo, também é possível comer comida brasileira por aqui. 

Nos supermercados encontramos praticamento os mesmos alimentos que estamos acostumados a comer no Brasil. É só uma questão de se acostumar com marcas diferentes.

E, aqui em Dublin, como a comunidade brasileira é grande e vem crescendo muito nos último anos, existem algumas lojinhas que vendem produtos brasileiros como achocolatado Toddy, massa de pão de queijo Yoki, guaraná Antarctica entre outros. E também tem se multiplicado o número restaurantes de comidas típicas do Brasil. (Estou pensando em fazer um post sobre eles, em breve. Aguardem!)

No entanto, alimentos não industrializados, como frutas e legumes tipicamente brasileiros são mais difíceis de encontrar. Frutas como goiaba, manga, maracujá ou mamão são absurdamente caras. Outro dia paguei € 3.85 em um papaya (veja a cotação do Euro e faças as contas). Só comprei porque eu estava com lombriga com muito desejo de comer minha fruta preferida.

Fruta mamão brasileiro preço caro

Brasileirinho caro da gota!

É claro que, se você tiver a intenção de manter exatamente a mesma rotina alimentar que tinha no Brasil, as suas despesas com comida vão acabar saíndo bem caras.  Afinal alguém tem que pagar o preço do transporte da manga que vem da Índia.

Sendo assim, você vai acabar tendo que se adaptar aos hábitos alimentares locais, adicionando pratos típicos irlandeses à sua alimentação. Bon appétit!

4 Respostas to “Comida Irlandesa”

  1. Polly dezembro 8, 2014 às 2:06 am #

    Ana, adorei o texto sobre as comidas da Irlanda. Gostaria de saber se quem come muita salada e grelhados, paga caro pelos itens no supermercado e se dá pra seguir bem uma dieta em Dublin. Há restaurantes do tipo self-service que oferece esses itens de salada e grelhados? Obrigada!

  2. Bruna julho 10, 2015 às 2:11 pm #

    adorei o post, olha eu como de tudo ai..menos feijão e linguiça pela manhã … hahaha

    Foi de grande ajuda.

  3. Ketlin dos Santos abril 7, 2016 às 4:59 am #

    Ótimo post, muito informativo. Já comi algumas vezes Irish breakfast, não pela manhã, muita gordura pra começar o dia haha. Mas é uma delicia, uma combinação muito boa.
    Parabéns pelo blog.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tipos de acomodação estudantil em Dublin | Sabaticando em Dublin - abril 12, 2014

    […] Detalhe importante, tenha em mente que os irlandeses tem hábitos alimentares dizerentes dos brasileiros e você terá que se adaptar a essa nova alimentação. Veja aqui o que os irlandeses comem! […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: