Manifestações em Dublin: solidariedade aos trabalhadores no Brasil

17 jun

Na quinta-feira, 13 de junho de 2013, dois dias depois do início das manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo, minha mãe, que tem mais de 60 anos e mora sozinha, ficou com medo de abrir a porta de casa para o funcionário da Vivo que foi lá para arrumar a linha do telefone que não estava funcionando.

Há alguns meses a casa em que ela mora foi arrombada enquanto ela trabalhava e levantaram coisas que ela ainda nem tinha terminado de pagar (classe média brasileira ainda tem que parcelar a TV e o Iphone. Na Irlanda é tudo à vista e todo mundo consegue comprar as coisas com facilidade. #FATO1).

A minha mãe é apenas um exemplo que de as pessoas que moram em São Paulo (não só em São Paulo, obviamente) estão traumatizadas e não aguentam mais viver no inferno em que a cidade se transformou… Nada funciona! Transporte público, saúde pública, educação, trânsito, segurança, custo de vida, lazer… Tudo parece uma grande piada (bem sem graça!)

A cada ano que passa a gente paga mais para ter menos!

Bandeira brasileira protestos Dublin

Os trabalhores, os que produzem as riquezas desse país, os que suam para fazer o PIB crescer, não tem acesso às melhorias que esse rico país, que hoje é a sétima maior economia mundial, deveria lhes proporcionar.

Ao contrário, essa gente sofrida não suporta mais ser roubada por político corrupto, não aguenta “não conseguir sair de casa por medo de tomar um tiro na cabeça sem motivo”, não aguenta mais perder duas horas no trânsito para ir ao trabalho ou à faculdade todos os dias, não suporta mais andar igual sardinha enlatada dentro dos ônibus e metrô de São Paulo.

As manifestações que hoje acontecem no Brasil não são por causa do aumento de 20 centavos na tarifa do ônibus, não mesmo! Se você ainda não percebeu isso, se você dentro do conforto do seu carro acha que essa luta não é sua, então você é parte do problema!

Manisfestantes brasileiros em protesto Dublin

A comunidade brasileira que hoje vive em Dublin, percebeu que não é por causa de 20 centavos. Percebeu que aqueles que estão levando bala de borracha da polícia paulistana não são um bando de vândalos.

Percebeu que, mesmo que não viva no Brasil, que não use transporte público em São Paulo ou no Rio e que 20 centavos provavelmente não fariam diferença no bolso,  a comunidade percebeu que pode e deve protestar em solidariedade aos trabalhadores no Brasil. Porque lutar por um país melhor e mais justo é responsabilidade de todos os brasileiros, independente de qual parte do mundo eles estejam.

E por perceberem isso, esses brasileiros foram para a rua e tomaram o principal ponto de Dublin na manhã do último domingo. Cerca de 2 mil pessoas armadas de bandeiras, apitos, cartazes e caras pintadas. E foi lindo de se ver!

General Post Office (GPO) em Dublin. Cenário histórico de lutas!

General Post Office (GPO) em Dublin. Cenário histórico de lutas!

Os irlandeses e outros residentes de Dublin pararam para ver e fotografar a manifestação. Perguntavem sobre o que estávamos protestando e muitos até se juntaram a nós.

Haviam 20 policiais (juro!) para fazer a segurança manifestação. E só pra constar, a polícia na Irlanda nem sequer anda armada (#FATO2). Quem sabe um dia teremos nosso direito de protestar garantido no Brasil sem polícia para nos atacar. E, assim como em Dublin, poderemos levar nossas crianças às manifestações! (veja nas fotos abaixo sobre o que eu estou falando.)

Todas as fotos  de Ana Paula Marques (todos os direitos reservados). / Copyright Ana Paula Marques

2 Respostas to “Manifestações em Dublin: solidariedade aos trabalhadores no Brasil”

  1. Isabelle Velloso junho 19, 2013 às 1:05 am #

    Desculpa, quis dizer Ana, não Guilherme. Estava no blog errado quando postei. =x

  2. Ísis wanessa de lima fevereiro 7, 2015 às 3:27 pm #

    Hola gostaria de trabalha fora do Brasil só não sei se é possível,pois gostaria de leva meu filho de 2 anos,sou formada em técnica em radiologia,no momento estou desempregada,e tenho um sonho de trabalha fora, pode se de baba,de faxineira, camarela.não mim porto .meu imail e i-wanessa@bol. Com.br.tef 081-9676-7629

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: