Dublin em apenas um final de semana

15 jul

Dublin é um cidade cheia de charme. Lembra algumas vilas do interior do Brasil devido à sua quietude e seus habitantes amistosos. Mas, ao mesmo tempo, é efervescente, cheia de atrativos.

Se você tem apenas um final de semana para explorar Dublin, ou se acabou de chegar e, no meio de tantas coisas pra conhecer, não sabe por onde começar, saiba que administrando bem o seu tempo e escolhendo os lugares certos, a capital irlandesa te proporcionará um final de semana inesquecível.

Dublin é uma cidade pequena e plana, repleta de parques e praças, que convida seus habitantes e também os vistantes a aproveitar a cidade a pé ou de bicicleta.

Comece o passeio com uma caminhada à margem do rio Liffey, pare para uma foto na ponte pedonal Ha’Penny Bridge, construída em 1816 e um dos cartões postais da cidade.

Se perca entre os cafés, galerias de arte, pubs, restaurantes e artistas de rua do Temple Bar, o mais boêmio e turístico bairro de Dublin, à margem do sul do Liffey.

Ande até o Trinity College, a universidade mais prestigiada do país. Observe a arquitetura dos prédios construídos a partir de 1591 e inaugurados pela raínha Isabel da Inglaterra. Ouça o canto dos pássaros. Admirar a universidade é encantador e de graça.

Se estiver disposto a gastar um pouquinho, visite o Book de Kells e a biblioteca The Old Library (atrações pagas). Vale a pena!

Ao sair do Trinity, aproveite alguns minutos observando o magnífico edifício do Banco da Irlanda, em frente à universidade. Uma belíssima construção do século XVIII.

Siga até a Grafton Street, a principal rua commercial de Dublin. Lojas como TopShop e Brown Thomas e o mais charmoso café da cidade, o Bewley’s, ficam nessa rua.

Termine o dia com um passeio por um dos parques mais populares entre os habitantes de Dublin, o St. Stephen’s Green. Sente na grama para um merecido descanso ou alimente os patos e outras aves que vivem no lago do lá.

Reserve o segundo dia do seu final de semana para visitar algumas atrações imperdíveis.

The Old Jameson Distillery Tour

O povo irlandês é famoso por seu entusiasmo por bebidas alcoólicas, sejam elas destiladas ou fermentadas. A fama não é infundada, afinal a Irlanda é berço da cerveja stout Guinness, da cidra Bulmers e do licor Bailey’s, além de um dos uísques mais apreciados mundialmente, o Jameson.

No final do século XVIII, Dublin era considerada centro mundial de produção de uísques e, em 1805, Jameson se tornou a marca de uísque mais conhecida e a número um em vendas.

Com mais de 200 anos de existência, um tour à antiga fábrica é uma das atrações de Dublin que você não pode perder.  O tour começa com uma apresentação de um vídeo sobre a história da destilaria e de seu fundador, John Jamesom, e segue pelos corredores que recriam os ambientes da antiga fábrica de bebidas e culmina na descoberta do “bar Jameson” onde os vistantes escolhem como apreciar sua dose de Jameson: puro, “on the rocks”, com Coca-Cola ou suco de Cranberry entre as opções.

Para ficar ainda mais interessante, no início do tour, ainda na sala da apresentação do vídeo, se candidate a participar do teste ao final do passeio. Trata-se do “Qualified Irish Whiskey Taster”, no qual os voluntários provam três diferentes uísques para compará-los: um Scotch whisky (uísque escocês), um brandy whiskey (uísque americano) e o Jameson (Irish whiskey), e ganham um certificado.

O tour acontece no mesmo local onde a destilaria foi fundada, em 1780, na Bow Street, em Smithfield, Dublin 7 e custa €13.00 para adultos, €10.60 para estudantes. Descontos de 10% para quem reservar online.

Brazen Head Pub

Se você tiver que escolher UM pub, apenas um entre os estimados  1.100 que existem em Dublin, vá ao Brazen Head.

Fundado em 1198, este é oficialmente o pub mais antigo da capital da Irlanda. Dizem que o pub era frenquentado por personalidades como o escritor James Joyce e os revolucionários Daniel O’Connell e Michael Colins e o ambiente ainda hoje  guarda o charme desse passado nostálgico em suas gastas paredes.

Se você procura um local para comer bem, tomar uma Guinness bem tirada e ouvir música típica irlandesa ao vivo, longe da loucura do Temple Bar, esse é o pub certo.

O Brazen Head fica no número 20 da Brigde Street Lower, em Dublin 8.

Taste of Brazil

Localizado no coração de Dublin, o Temple Bar, o restaurante brasileiro Taste of Brazil oferece comida saborosa com preço honesto.

Fundado em maio de 2011 o empreendimento tem conquistado não só a comunidade brasileira que vive em Dublin mas também os irlandeses e turístas de outros países que se interessam pela culinária e principalmente pela nossa bebida mais conhecida internacionalmente, a capirinha.

O ambiente é despojado, agradável e bastante movimentado aos finais de semana, principalmente no horário do almoço. O atendimento, apesar de um pouco lento na maioria das vezes, é gentil.

Se você quiser matar um pouco a saudade de casa, corre pra lá. Na parede, imagens das belíssimas praias do litoral carioca e nordestino. No rádio, Céu, Seu Jorge ou Engenheiros do Havaí, enquanto você mastiga picanha com batata frita ou feijão tropeiro.

O endereço do Taste of Brazil é 32 Parliament Street, Temple Bar, Dublin 2.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: