Dúvidas e certezas: hora de voltar pra casa.

4 jul

No dia 22 de julho de 2010, há quase um ano, eu aterrissava na “Ilha Esmeralda”. Um ano de grandes aventuras, muitas histórias para contar, inúmeras fotografias e a certeza de que valeu cada minuto. Que pena que passou tão depressa!

A sensação de deixar Dublin para trás é exatamente a mesma que descrevi no segundo post desse blog. […] quantas pessoas importantes estou – novamente – deixando para trás? Novos amigos : irlandeses, poloneses, franceses, paquistaneses, maurícios, brasileiros… E a dúvida de que um dia nos encontraremos de novo.

Mas a meta maior foi alcançada. Muito além de melhorar o inglês, ganhei confiança e perdi a vergonha de me expressar em uma segunda língua. Fico feliz se alguém diz que meu inglês é bom e até já me disseram que tenho sotaque Irish. Pode não passar de brincadeira ou gentileza, mas eu me satisfaço mesmo assim.

A caminhada ainda não terminou, e depois que descobri a diferença entre fluência e proficiência, estabeleci nova meta. Vou continuar meus estudos no Brasil até alcançar a proficiência. Ou quem sabe daqui alguns meses eu não pego o avião de volta pra Dublin? Nenhuma hipótese está descartada.

Entro no avião para o Brasil dentro de poucas horas. Estou feliz de reencontrar meus pais, meus irmãos e os amigos. Estou ansiosa para comer o feijão e pudim de leite condensado que minha mãe faz. Viver é mesmo uma dádiva, não é?

Só tenho a agradecer à mim mesma, pela oportunidade que me dei, pela força que encontrei para ir à uma terra desconhecida na companhia de mim mesma, à minha família pelo apoio e carinho, aos professores e amigos que surgiram no meu caminho durante este um ano.  Valeu gente, foram dias inesquecíveis!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

