O melhor de Dublin

24 ago

Dublin não é uma cidade linda, mas tem seu charme. É antiga  – as primeiras citações históricas sobre a cidade datam do ano de 140 d.C. e só em 1898 passou a ser administrada como condado – e poderia até ser chamada de velha, mas tem muito de contemporânea.

Dublin possui uma atmosfera medieval e todo o encanto de uma capital europeia, ao mesmo tempo que apresenta acelerado desenvolvimento econômico. É uma cidade cheia de energia e de agitação. Está classificada como uma das 20 maiores economias do mundo, e é um lugar ótimo para se morar e para trabalhar.

Uma das primeiras coisas que notei quando cheguei é a diferença do ar. Aqui o ar é mais puro e à noite você consegue contar as estrelas. Um dos meus flatmate comentou que sentia como se a sua rinite tivesse desaparecido e pensei na minha afilhada que sofre do mesmo problema por causa da poluição e o clima de São Paulo.

Spire principal avenida de Dublin

Apesar do tempo extremamente úmido e do frio, o clima é agradável. Talvez no inverno eu mude de opinião… rsrsrs.

Além do clima, há algo mais de acolhedor em Dublin.

Há um mês na cidade, posso dizer que as melhores coisas de Dublin são:

  • A população Dublinense: formada por Irish e por um sem número de estrangeiros, os moradores de Dublin são bastante amigáveis. Os Irish são hospitaleiros com quem vem de fora e as instituições governamentais são pouco burocráticas. Consegui tirar todos os meus documentos e o visto sem nenhum transtorno. E, todas as vezes que tentei pedir informação na rua, sempre fui atendida e, mesmo com o meu inglês ruim, quem parou para me atender foi simpático e solícito comigo.
  • O Temple Bar: outro dia conversando com minha mãe ela perguntou se eu não tinha saudades dos bares e baladas da Vila Madalena e Augusta, lugares onde eu encontrava meus amigos toda semana. Respondi que tinha saudade das companhias mas não desses locais. O Temple Bar, área que concentra diversos centros culturais e de arte, além dos principais pubs, bares e clubs da cidade, não perde em nada para qualquer bairro boêmio de São Paulo. Com a diferença que o Temple Bar fica na Europa!

Pubs Temple Bar Dublin

  • A biblioteca pública de Dublin (Dublin City Public Libraries): na verdade são várias bibliotecas espalhadas pela cidade mas a principal delas fica dentro do Shopping Ilac, na Parnell Street, no centro de Dublin. É um lugar ótimo para estudar pois tem uma infinidade de livros, revistas, jornais, CDs e DVDs e dicionários. Além disso, quem tem a carteirinha pode pegar emprestado até oito itens por vez, por um período de três semanas. Também da para usar os computadores da biblioteca ou acessar a internet de graça caso você tenha um laptop.

 

Com o tempo irei acrescentando outros itens à lista de melhores coisas de Dublin.

Aguardem!!!

Deixe uma resposta

