Coisas inusitadas que se vê em Dublin

7 ago

Sou uma pessoa que presta atenção nos detalhes. Quando chego em um ambiente diferente, fico de olho em tudo, e vejo por menores que, as vezes, muita gente não vê.

Depois de alguns dias em Dublin, comecei a reparar em coisas inusitadas que têm aqui e me divirto muito com isso. Claro que algumas delas saltam aos olhos e parecem estranhas a qualquer estrangeiro, até ao mais desatento.

A primeira coisa estranha é que a gente vê aqui na Irlanda, (igual a Inglaterra, Escócia a País de Gales), é que aqui se dirige pela esquerda, ou seja, os carros têm os volantes localizados do lado direito e o câmbio do lado esquerdo do motorista.

Para mim, que sou pedreste e imigrante, é bem esquisito. Sempre olho para o sentido errado na hora de atravessar a rua e, nos primeiros dias, tomava cada susto quando via crianças e até cachorros sentados no banco, que para nós brasileiros, é o do motorista.

trânsito de mão trocada Dublin

A segunda coisa, que todo mundo percebe assim que pisa em Dublin, é que o tempo aqui é louco! Completamente imprevisível! De manhã você acorda com chuva fina, passa dez minutos abre o Sol.

V0cê sai para ir à escola e esquece o guarda-chuva? Dançou, vai tomar água no caminho! É assim durante o dia todo. Chove, para, abre sol, daqui a pouco chove de novo, e mais tarde Sol mais uma vez em um looping infinito!

Secar roupa no varal é um problema. Quando as peças estão quaaase secas, vem a chuvinha e pronto, molha tudo de novo. A tática é tirar um pouco antes de estar completamente seco e terminar de secar num desses varais de chão dentro de casa. Ou, se você quiser arriscar, pode tentar secar peças menores, como meias e peças íntimas, no microondas. Eu não testei, mas a dica é de um amigo que mora em Fortaleza e disse que funciona.

Clima Irlandês

Dez minutos depois….

Sol e calor em Dublin

A primeira vez que peguei ônibus em Dublin foi quando fui ao Festival em Dun Laogharie. Estava meio perdida por ainda não conhecer nada direito e, de repente, o ônibus estacionou. O motorista desligou o motor, algumas pessoas desembarcaram e, quando eu estava quase descendo também achando que era o ponto final, percebi que o ônibus parou no meio do itinerário pra mudar de motorista.

É, aqui é assim. Quando termina o expediente do motorista, ele não precisa ir até a garagem para ser substituído. A troca é feita durante o trajeto da linha. Assim os passageiros ficam menos tempo esperando no ponto e chegam mais rápido aos seus destinos. Estranho, mas eficiente! Coisa de europeu, né não?

Os Irish usam pijamas para ir ao supermercado! Sim, é isso mesmo que você leu! Alguns supermercados em Dublin ficam abertos até tarde, ou trabalham 24 horas. Até aí nada diferente do que você vê em São Paulo, por exemplo. A diferença é que os irlandeses vão para casa depois do trabalho, tomam seus banhos, colocam seus pijaminhas e depois saem para fazer compras. Juro! Se você vier a Dublin e precisar fazer supermercado tarde da noite, certeza que vai encontrar um Irish com roupa de dormir.

Eles acham normal, oras!

Update: Vai casar e seus convidados não têm como se locomover de casa até o local da cerimônia? Aqui em Dublin isso não é um problema. Carona, taxi? Que nada, vá de Wedding Bus (o ônibus do casamento)!

Funciona assim: a prefeitura da cidade disponibiliza um ônibus, decorado com flores, com capacidade para 74 passageiros. O mesmo ônibus que um cidadão pega para ir para o trabalho, eu mesma já cansei de andar de Wedding Bus – não decorado, obviamente!

Ônibus leva convidados para casamentos

Você paga uma quantia e seus convidados são transportados para igreja e depois para a festa e de volta para suas respectivas casas. O bacana do serviço é que todo mundo pode beber à vontade e tirar o máximo proveito da festa e não ter que voltar para casa dirigindo. Ok, é brega, mas é mais seguro!

4 Respostas to “Coisas inusitadas que se vê em Dublin”

  1. Vivian Stychnicki agosto 8, 2010 às 1:52 am #

    Sensacional e muito curioso! Adorei conhecer um pouquinho mais!

  2. Marcelo Góes agosto 14, 2010 às 5:29 pm #

    Bacana seu blog

    visita o meu. Escrevo sobre dicas de intercambio para a Irlanda. http://www.marcelogoes.com

    abs

    Marcelo

  3. hugo silveira janeiro 22, 2012 às 11:50 pm #

    muito bacana tudo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cinco ótimos filmes sobre a Irlanda | - abril 13, 2013

    […] bem e até adere costumes loucos, como ir de pijamas à loja de conveniência (já falei disso aqui), como se fosse […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: